O atacante africano Ansu Fati tornou-se neste último sábado (31) de agosto o mais jovem da história do Barcelona a fazer gol no Campeonato Espanhol, aos 16 anos 304 dias, superando Bojan, que conseguiu o feito aos 17 anos e 53 dias, e Messi, aos 17 anos 331 dias. Ansu Fati entrou no intervalo, no lugar do lateral Semedo, e marcou de cabeça o gol de empate logo aos seis minutos. Fati é da Guiné Bissau e vive na Espanha desde os seis anos. Revelado no Sevilha, chegou ao Barcelona aos 10 anos e tem contrato até 2022.

BRASILEIRO VIRA – Pelo terceiro jogo sem Messi, o Barcelona empatou pela primeira vez, depois de perder (1 x 0) na estreia para o Atlético de Bilbao, que lidera o campeonato, e de golear (5 x 2) o Betis. O Osasuna, de volta à primeira divisão, saiu para o intervalo com 1 x 0, gol de Roberto Torres, aos 7, em belíssimo voleio.Na volta do intervalo, Ansu Fati empatou de cabeça aos seis, e o volante goiano Arthur, ex-Grêmio e titular da seleção brasileira, fez o gol da virada aos 19. O zagueiro Piqué, capitão do Barcelona, cometeu pênalti com o braço aos 36 e Roberto Torres converteu, estabelecendo o placar final (2 x 2).

OITO CARTÕES – Osasuna 2 x 2 Barcelona foi um jogo tenso e o árbitro Martinez Munuera, de Valencia, advertiu sete jogadores com cartão amarelo, o último Piqué, pelo pênalti que cometeu com o braço. O técnico Ernesto Valverde, do Barcelona, também reclamou muito à beira do gramado e recebeu o cartão amarelo aos oito minutos do segundo tempo. Munuera apitou 25 faltas, 16 cometidas pelo Osasuna.

BARCELONA – Ter Stegen, Semedo (Ansu Fati, intervalo), Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Sergi Roberto, Busquets e Frenkie De Jong (Arturo Vidal, 38 do segundo tempo); Carlos Perez, Griezmann e Rafinha Alcântara (Arthur, 9 do segundo tempo). Pelo terceiro jogo consecutivo o time esteve em desvantagem e o próximo jogo será sábado (7) com o Valencia, no Camp Nou. 

BOA EXIBIÇÃO – Dirigido pelo espanhol Jagoba Arrasate, 41 anos, ex-atacante, o Club Atlético Osasuna foi o campeão da segunda divisão em 2018-19, com muito apoio dos torcedores, como os 19.800 que lotaram o estádio Reyno de Navarra – antigo El Sadar -, na cidade de Pamplona, no norte do país.Osasuna, no idioma basco, quer dizer Saúde. O time completou 27 jogos sem perder em seu estádio. 

Foto: Planet Football