Foto: Reprodução/Twitter/AFCAjax

Com o gol do meia Van de Beek, aos 15 do primeiro tempo, em jogada iniciada pelo brasileiro David Neres, o Ajax venceu (1 x 0) o Tottenham, diante de 62.062 torcedores, lotação máxima do Tottenham Hotspur Stadium, no norte de Londres, e só precisa do empate, dia 7 de maio, na Arena Johann Cruyff, em Amsterdam, para decidir a Liga dos Campeões com Barcelona ou Liverpool. Foi o décimo primeiro gol como visitante do time que mais marcou fora de casa, e em 49 jogos não levou virada, ganhando 41 e empatando 8.

JOGO INTENSO – Tottenham e Ajax fizeram jogo muito intenso, do início ao fim, esbanjando condicionamento fisico. O Ajax tomou a iniciativa e dominou quase todo o primeiro tempo. Foi um time rápido, firme e forte na marcação, preciso nos passes e que definiu o jogo logo aos 15 minutos. A jogada começou com o brasileiro David Neres, paulistano de 22 anos, canhoto, com toque curto para Ziyech que fez a assistência para Van de Beek finalizar, antes da pequena área, no canto direito de Hugo Lloris.

.JOGO INTENSO – Tottenham e Ajax fizeram jogo muito intenso, do início ao fim, esbanjando condicionamento fisico. O Ajax tomou a iniciativa e dominou quase todo o primeiro tempo. Foi um time rápido, firme e forte na marcação, preciso nos passes e que definiu o jogo logo aos 15 minutos. A jogada começou com o brasileiro David Neres, paulistano de 22 anos, canhoto, com toque curto para Ziyech que fez a assistência para Van de Beek finalizar, antes da pequena área, no canto direito de Hugo Lloris.

NERES PERDEU – O Ajax perdeu chance clara de fazer 2 x 0 aos 42 minutos, quando David Neres foi lançado pelo meia Schone, mas perdeu o equilíbrio e caiu antes de finalizar, sem que tenha sofrido falta do lateral Rose que o seguia. Neres chegou a olhar para o árbitro como que pedindo pênalti, mas o espanhol Mateu Lahoz até sorriu para o atacante brasileiro, diante da clareza do lance.

AP Photo/Frank Augstein

CHOQUE DUPLO – O Tottenham viu-se obrigado a fazer a primeira substituição aos 39 do primeiro tempo, quando o zagueiro Vertoghen não conseguiu se recuperar do choque com o próprio companheiro Alderwireld, ao subirem para tentar cabecear. O goleiro Onana saltou bem e rebateu de soco, sem tocá-los. O jogo foi interrompido por quatro minutos porque Vertoghen estava sangrando muito pelo nariz. Voltou ao campo, mas foi substituído aos 39 por Sissoko. 

REAÇÃO INÚTIL – O Tottenham voltou do intervalo mais adiantado, porém a reação parou na boa marcação do Ajax, cobrindo bem os espaços e com o goleiro Onana fazendo poucas, mas boas defesas, e absoluto nas bolas altas cruzadas pelos ingleses. O técnico argentino Maurício Pochettino fez duas mudanças simultâneas, tirando Trippier e Rose, e colocando Foyth e Davies, aos 34, mas o efeito foi nulo.

NERES NA TRAVE – O brasileiro David Neres teve a chance do segundo gol, aos 33, mas só acertou a trave esquerda do goleiro francês Hugo Lloris, que só olhou e ficou com a volta da bola. O Ajax só fez duas substituições, com a entrada do argelino Mazraoui no lugar do zagueiro Blind, e a do atacante Huntelaar, de 35 anos, o mais velho do grupo, saindo Ziyech. O time holandês tem um preparo fisico muito bom e os jogadores não demonstram cansaço, mesmo após quase 100 minutos de jogo, com acréscimos.

22 FALTAS, 3 CARTÕES – O árbitro espanhol Mateu Lahoz teve atuação excelente. Marcou 22 faltas, 12 do Tottenham, que cometeu 4 no primeiro tempo, e 10 do Ajax, que fez mais faltas no segundo tempo (7). Os três cartões amarelos foram para o Ajax: o lateral argentino Tagliafico recebeu o único do primeiro tempo, aos 30, por falta em Lucas Moura. Os dois após o intervalo foram para Veltman, aos 18, e Ziyech, aos 35, também por falta em Lucas Moura.

Sensível ao problema do zagueiro inglês Vertoghen, que sangrou muito e teve que trocar de camisa e calção após ser atendido, ele paralisou o jogo durante quatro minutos para que fosse atendido, no gramado, pelo médico e seus dois assistentes.

TOTTENHAM – Hugo Lloris, Davinson Sanchez, Vertoghen (Sissoko, 39 do primeiro tempo), Alderwireld e Rose (Davies, 34 do segundo tempo); Trippier (Foyth, 34 do segundo tempo), Wanyama, Eriksen e Dele Alli; Lucas Moura e Llorente. O time inglês perdeu muita força ofensiva, sem o artilhheiro Harry Kane, que se recupera de grave problema no tornozelo, e o sul-coreano Son, que tem volta certa no jogo do dia 7 de maio em Amsterdam.

AJAX – Onana, Veltman, De Ligt, Blind (Mazraoui, 19 do segundo tempo) e Nicolás Tagliafico; De Jong, Schone e Van de Beek; Ziyech (Huntelaar, 41 do segundo tempo), Dusan Tadic e David Neres. Impressionante a movimentação constante e a troca de posições dos jogadores. Neres alterna muito os lados e demonstra criar mais quando está pelo setor direito, embora seja canhoto. O Ajax desenvolve trabalho específico para aumentar a massa muscular dele.

Pelo que voltou a demonstrar, é impossível que Neres não esteja na convocação do dia 17 de maio para a Copa América, que será disputada em junho e julho no Brasil.

CLIMA LEVE – No primeiro mundo do futebol, Tottenham e Ajax fizeram um jogo oficial, valendo vaga na final do maior torneio de clubes do planeta, parecer amistoso, tal o clima leve e agradável. Antes da entrada em campo, os jogadores se abraçaram e os técnicos Erik ten Hag (Ajax) e Maurício Pochettino ficaram conversando por alguns minutos. Não houve um único incidente entre as torcidas. Nenhum policial foi visto nas imediações do campo, e o árbitro não tem, no intervalo e no final, a proteção de seguranças, como se vê, principalmente, em jogos do Campeonato Carioca.