O PALMEIRAS manteve a vice-liderança com 40 pontos, menos 11 que o líder Botafogo, ao vencer o Vasco por 1 x 0, gol do meia Raphael Veiga, em primorosa cobrança de falta, no ângulo, aos 25 minutos do 2º tempo, na noite deste domingo (27), no Allianz Parque, em São Paulo. Foi a 12ª derrota do Vasco, 7ª sem fazer gol, 6ª em 11 jogos como visitante, terminando a 21ª rodada, com menos um jogo, em 18º com 16 pontos, 4 vitórias, 4 empates, saldo negativo de 15 gols.

ANTES DE SOFRER o gol, o Vasco suportou bem a pressão do Palmeiras, e em um dos raros contra-ataques conseguiu um gol, anulado por impedimento, não do autor Paulinho, que chutou da entrada da área, mas do argentino Pablo Vegetti, que estava impedido ao receber o lançamento e cabecear. O rebote do zagueiro Murilo, sobre a linha do gol, foi aproveitado por Paulinho, mas o VAR interveio e o árbitro goiano Wilton Sampaio anulou o gol.

O ÁRBITRO DE VÍDEO, Igor Junio Benevenuto, mineiro de 42 anos, enfermeiro voluntário em hospitais de Belo Horizonte, foi árbitro de campo da Federação Mineira, e desde 2021 é árbitro de vídeo da FIFA. Ele é o único declaradamente homossexual: “Cresci odiando o futebol, pelo machismo e preconceito. Futebol era coisa de homem, e desde cedo, eu já sabia que era gay. Não havia lugar mais perfeito para que eu escondesse minha sexualidade”.

PALMEIRAS 1 x 0 VASCO registrou, em noite de 18 graus na capital paulista, R$2.558.309,65, com 40.292 pagantes no Allianz Parque, onde o Palmeiras chegou à 7ª vitória em 10 jogos, segunda sem sofrer gol, depois de dois empates e a única derrota para o Botafogo (1 x 0). Foi o 30º confronto com o mando de campo no Campeonato Brasileiro, com a 15ª vitória do Palmeiras, 4 do Vasco e 11 empates.

O VASCO DA 12ª DERROTA: Leo Jardim, Robson (Puma), Medel (c), Maicon e Leo Pitton; Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes (Ferreira); Gabriel Pec (Alex Teixeira), Pablo Vegetti e Serginho (Orellano). O Vasco será visitante na 22ª rodada com o Bahia, domingo (3), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e na 23ª rodada, após os jogos da seleção nas eliminatórias, terá o mando de campo no clássico com o Fluminense, sábado, 16 de setembro, em local a ser definido.

O PALMEIRAS, VICE-LÍDER: Weverton, Mayke, Gustavo Gomez (c), Murilo e Piquerez; Richard Rios (Fabinho), Gabriel Menino (Luan) e Raphael Veiga; Dudu (Breno Lopes), Rony (Flaco Lopez) e Artur (Marcos Rocha). O técnico Abel Ferreira ficou sem Dudu para o jogo de volta com o Deportivo Pereira, 4ª feira (30), no Allianz Parque, onde o Palmeiras pode perder por três gols, que estará nas semifinais da Libertadores, depois de golear na Colômbia por 4 x 0.

   GRÊMIO TIRA FLAMENGO DO 3º LUGAR

COM ATUAÇÃO DESTACADA do artilheiro uruguaio Luis Suarez, que voltou a marcar depois de oito jogos, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 3 x 0, no último jogo da noite deste domingo (27), e tirou o Flamengo do 3º lugar, ambos com 36 pontos, pela vantagem de uma vitória (11 a 10). Suarez fez o 1º gol, aos 29, e deu assistência para o meia uruguaio Carballo fazer 2 x 0 aos 9 do 2º tempo, e o 3º gol foi de Pepê, aos 33.

GRÊMIO E CRUZEIRO, maiores vencedores da Copa do Brasil (Cruzeiro, seis vezes; Grêmio, cinco) fizeram bom jogo, diante de 24.938 pagantes (R$1.390.746,00), na Arena Grêmio, onde os mandantes foram mais objetivos nas conclusões. O técnico Renato Portaluppi disse que a semana livre será muito boa para recuperar alguns jogadores e melhorar o condicionamento físico para o jogo do próximo domingo (3), com o Cuiabá, novamente na Arena Grêmio.

BRAGANTINO SOBE UMA POSIÇÃO

COM A VITÓRIA por 2 x 0 em casa sobre o Cuiabá, o Bragantino subiu uma posição e terminou a 21ª rodada em 6º, com 35 pontos, igual ao Fluminense, que o supera por uma vitória (10 a 9). Em mais um jogo de técnicos portugueses, o Bragantino, do ex-goleiro Pedro Caixinha, dominou desde o início, mas só conseguiu os gols na volta do intervalo, ambos de jogadores de 21 anos: o atacante uruguaio Thiago Borbas fez o 1º, e o atacante baiano Talisson marcou o 2º.

COM AS DERROTAS do Cruzeiro e do São Paulo, o Cuiabá manteve o 10º lugar, com 28 pontos, após a 9ª derrota em seu terceiro tropeço consecutivo, e voltará a ser visitante na próxima rodada, domingo (3), em Porto Alegre, com o Grêmio. 

TERCEIRA CONSECUTIVA DO FORTALEZA

COM ATUAÇÃO DESTACADA do atacante argentino Juan Martin Lucero, de 31 anos, autor dos dois primeiros gols, o Fortaleza venceu o Coritiba por 3 x 1, na noite deste domingo (27), no Estádio Presidente Vargas, preservando a Arena Castelão para o jogo da próxima 5ª feira (31) pela Copa Sul-Americana. O Fortaleza estará nas semifinais, mesmo se perder por um gol, depois de vencer o jogo de ida em Belo Horizonte por 3 x 1.

MARINHO, ex-Santos e Flamengo, marcou o terceiro gol do Fortaleza, aos 15 do 2º tempo, e o zagueiro croata Benjamin Kuscevic, naturalizado chileno, fez o gol do Coritiba, que sofreu a 13ª derrota e não saiu do penúltimo lugar, só com mais um ponto (14 a 13) do que o lanterna América Mineiro. Já o Fortaleza, com a 9ª vitória, terminou a 21ª rodada em 8º com 32 pontos, o que valoriza o trabalho do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda.

Fotos: UOL, Divulgação Botafogo