Sérgio Aguero, argentino de 30 anos, foi o destaque dos 7 x 0 do Manchester City sobre o Schalke-04, da Alemanha, no jogo de volta em que o campeão inglês se classificou na noite desta terça (12), diante de 51.518 torcedores, no Etihad Stadium, para as quartas de final da Liga dos Campeões. Aguero marcou o primeiro gol aos 35, em cobrança de pênalti, com cavadinha, e o segundo aos 38, com passe de Sterling. Antes do intervalo, o alemão Sané fez o terceiro, aos 42, seu gol 50 com a camisa do City.

MAIS QUE DOBROU – Depois de três gols em sete minutos no primeiro tempo, o Manchester City voltou ainda mais disposto após o intervalo e marcou mais quatro gols. Sterling fez o quarto aos seis minutos. Bernardo marcou o quinto aos 26, em jogada de Sané, que também criou o lance do sexto gol, aos 33, marcado por Foden. Seis minutos depois, Gabriel Jesus fechou os 7 x 0 aos 39, vinte minutos depois de substituir o turco Gundogan. No placar agregado, Manchester City 10 x 2 Schalke-04.

TRÊS BRASILEIROS – O goleiro Ederson, sem ser exigido, e o lateral Danilo, que atuou como zagueiro, ficaram até o fim. Gabriel Jesus entrou aos 19 do segundo tempo no lugar do apoiador turco Gundogan. Não participaram, poupados, os meias Fabinho e Fernandinho. A bem da verdade, o jogo foi um treino de luxo para o líder do Campeonato Inglês, que já havia ganho, sem ter tanto problema, o jogo de ida na Alemanha (3 x 2), diante de um Schalke-04 inexpressivo.

MUITOS ELOGIOS – Aguero recebeu rasgados elogios e entre os mais entusiasmados está o do jornal The Sun (O Sol): “Aguero deu um verdadeiro recital de como liderar um ataque com atuação soberba”. Aguero, com 36 gols na Liga dos Campeões, é o terceiro artilheiro não-europeu do torneio depois de Messi (106) e Drogba (44). Empolgado com o desempenho do líder do campeonato, o jornal vai além: “O City é um adversário a ser evitado nas quartas de final”. O sorteio dos jogos será sexta-feira (15).

328 JOGOS, 226 GOLS – Nascido em Buenos Aires, Aguero tornou-se profissional aos 16 anos, em 2003, no Independiente, maior campeão da Libertadores com sete títulos. Está completando 13 anos na Europa, contratado em 2006 pelo Atlético de Madrid (101 gols em 234 jogos). Em 27/6/2011 foi comprado pelo Manchester City e virou ídolo ao fazer o gol do título, aos 48 do segundo tempo, na final de 13/5/2012 com o Queens Park Rangers, tirando o time da longa espera de 44 anos sem o título inglês.

DESENHO JAPONÊS – Aguero ganhou o apelido de Kun dos colegas do bairro pobre em que morava na infância, em Buenos Aires, por gostar do desenho japonês que via na televisão e cujo personagem se chamava Kun, que usa na camisa do City. Seu único filho, Benjamin, do casamento com Giannina, filha caçula de Maradona, fez 10 anos em fevereiro e leva jeito. Aguero brinca: “Se seguir o pai, muito bom. Se seguir o padrinho, melhor ainda” – referindo-se a Messi, padrinho do garoto, que nasceu em Madrid.

Com os dois gols dos 7 x 0 desta noite, Sergio Aguero chegou aos 226 gols em 328 jogos com a camisa do Manchester City.

A GRANDE DIFERENÇA – O contraste do City com o Schalke-04 é muito acentuado e começa pela diferença de 34 pontos, do líder da Inglaterra, com 57, para os 23 pontos do décimo quarto da Alemanha, que tem saldo negativo de 16 gols (27 x 43), enquanto o ataque do City é o mais positivo da Premier League com 79 gols, quase o triplo dos 27 gols do Schalke-04. O placar agregado de 10 x 2 diz tudo. Mas é bom acrescentar o que escreveu The Sun: “Não havia dois times em campo. Foi um monólogo de futebol”.

Fotos: site oficial do Manchester City