NA ABERTURA DA 31ª RODADA do Campeonato Espanhol, o argentino Valentim Castellanos, de 24 anos, marcou os quatro gols da vitória do Girona sobre o Real Madrid por 4 x 2, na noite desta 3ª feira (25), diante de 13.450 pagantes, lotação completa do estádio Montilívi, da cidade de Girona, na região Nordeste da Catalunha, no Norte da Espanha. A 11ª vitória afastou o Girona do rebaixamento, e a 6ª derrota tirou todas as chances do 36º título do Real Madrid.

O ÚLTIMO A FAZER 4 GOLS no Real Madrid havia sido o polonês Lewandowski, artilheiro do atual Campeonato Espanhol pelo Barcelona, com 17 gols, quando era do Borussia Dortmund, na goleada de 4 x 1, em 24 de abril de 2013, no Iduna Park, pela Liga dos Campeões. Com os 4 gols desta 3ª (25), o argentino Castellanos repetiu o feito do espanhol Esteban Echeverria, do Oviedo, que fez gols no Real Madrid, no jogo do turno do Campeonato Espanhol de 1947.

TRATADO PELO APELIDO DE ‘TATY”, Castellanos é do New York City FC, um dos 10 times do grupo do Manchester City, que em 2022 comprou 90% das ações do Bahia. O atacante argentino esteve nos planos do River, Atlético Mineiro, Palmeiras e Corinthians, mas preferiu cumprir o contrato com o Girona até 2024. Ele disse após os quatro gols: “Era um sonho fazer um gol no Real Madrid, mas, quatro, nunca imaginei que poderia conseguir”.

O ÚNICO BRASILEIRO a fazer 4 gols, em um jogo de Copa do Mundo, foi o pernambucano Ademir Marques de Menezes, aos 29 anos, nos 7 x 1 na Suécia, no domingo, 9 de julho de 1950, diante de 138.886 pagantes, no Maracanã. Com o Vasco, no bicampeonato carioca (49-50), Ademir foi o 1º artilheiro do então maior estádio do mundo, com 25, dos 74 gols do Vasco, em 19 jogos. Ele marcou os dois gols da final, 2 x 1 com o América, diante de 121.765 pagantes.

O TÉCNICO ITALIANO Carlo Ancelotti se dirigiu aos torcedores do Real Madrid com poucas palavras: “Desculpem, hoje não jogamos”. Vinicius Junior fez o 1º gol e deu assistência para Lucas Vazquez marcar o 2º gol do Real Madrid. Rodrygo teve atuação apagada e o goleiro Andriy Lunin, de 24 anos, que substituiu o belga Courtois, com indisposição gástrica, mesmo sem passar igual confiança ao time, não falhou em nenhum dos gols, os dois primeiros em 12 minutos.

O JORNAL MARCA foi duro na crítica ao zagueiro paulista Eder Militão: “Um papelão”. O árbitro Javier Iglesias Villanueva marcou 13 faltas (7 do Girona), e advertiu com cartão amarelo Militão e Vinicius Junior, que se irritou com a marcação do lateral espanhol Arnau Martinez, de 20 anos, também advertido. O líder Barcelona, com 76 pontos, ficará com 14 de vantagem, faltando sete rodadas, se vencer o Rayo Vallecano nesta 4ª (26), no estádio de Vallecas, subúrbio de Madrid.

Fotos: Divulgação