A visitante Espanha teve todas as facilidades esperadas para ganhar da seleção de Malta, um dos menores países da Europa, na noite desta terça (26) no Estádio Nacional Ta’Qali, na capital Valeta, que recebeu a lotação máxima de 18 mil torcedores. O atacante Alvaro Morata, de 26 anos, 1,89m, emprestado pelo Chelsea de Londres ao Atlético de Madrid, voltou a marcar depois de 500 dias. Ele fez 1 x 0 aos 31 do primeiro tempo e o segundo gol aos 33, após o intervalo.

SEM O TÉCNICO – A seleção espanhola foi dirigida pelo assistente Robert Moreno porque o técnico Luis Enrique Martinez precisou voltar à casa por conta de problema familiar. Em relação à formação que havia ganho (3 x 2) da Noruega, em Valencia, o técnico fez oito modificações, baseando-se em que a fragilidade do adversário permitia tantas observações. E realmente não foi diferente. Malta não obrigou o goleiro reserva Kepa a uma única defesa. 

ESCALAÇÃO – Kepa, Sergi Roberto, Mario Hermoso, Sergio Ramos (cap) e Gayá; Rodri, Saul (Jesus Navas), Canales e Bernat (Munian); Asensio e Alvaro Morata (Rodrigo Moreno, 34 do segundo tempo). As eliminatórias da Eurocopa 2020 vão recomeçar em junho e a Espanha jogará fora de casa, dia 7, com as Ilhas Faroe, e dia 10 com a Suécia, no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid. O árbitro escocês Andrew Dallas, de 36 anos, só mostrou um cartão amarelo para o atacante maltês Corbolan.

ESPANHA É LÍDERdo Grupo F, com 100% de aproveitamento: 6 pontos em duas rodadas. A Suécia, vice-líder com 4, empatou (3 x 3) com a Noruega, e a Romênia, em terceiro com 3 pontos, goleou (4 x 1) as Ilhas Faroe, cuja seleção não deve pontuar. Malta aparece em quarto com 2 pontos, igual à Noruega, mas com vantagem no saldo de gols.

PAI E FILHO – Havia uma grande expectativa e até com algumas apostas em torno do jogo. O goleiro Henry Bonello, da atual seleção, é filho do ex-goleiro John Bonello, da seleção que levou uma goleada de 12 x 1 da Espanha, no estádio Benito Villamarin, em Sevilha, no dia 21 de dezembro de 1983. Quase 36 anos depois, os torcedores malteses até admitiam que o filho pudesse bater o recorde do pai, mas a Espanha não demonstrou interesse em se empenhar no jogo, que dominou do início ao fim, mas se limitando a trocar passes.

OUTRO MUNDO – A Ilha de Malta é um país insular do sul da Europa, com 500 mil habitantes e apenas 316 km2, um dos menores do mundo, onde a língua oficial é o maltês, mas toda a população fala inglês. O significado de Malta é terra de mel, devido à grande quantidade de abelhas. Grande parte dos turistas que visitam as ilhas maltesas é da Ilha italiana da Sicília, distante só 93 km. O campeonato maltês tem 14 times e cada um pode inscrever quantos estrangeiros quiser, embora só sete possam ser escalados por jogo. Cada ingresso vale para dois jogos consecutivos…

Foto: Times of India