Em suas análises do último fim de semana, o ex-atacante argentino Jorge Valdano, campeão do mundo em 86 no México, destacou as três maiores virtudes de Vinícius Júnior, pela atuação na vitória de sábado (9) do Real Madrid, que assumiu a vice-liderança do campeonato, com os 3 x 1 sobre o Atlético de Madrid, no estádio Wanda Metropolitano: “Vinícius tem talento, força e coragem” – disse Valdano ao comentar na televisão e ao escrever em sua coluna no jornal “El País”, de Buenos Aires.

Jorge Valdano / EL pais

Segundo ainda a opinião de Valdano, hoje aos 63 anos, “Vinícius Júnior é um sul-americano que demonstra incrível facilidade de adaptação, aos 18 anos, em um clube europeu que pode ser considerado o melhor do mundo e que não o inibiu desde a estreia, quando já se mostrou bem solto, com atuações desenvoltas e alegres, que contagiaram os companheiros e os torcedores, além de terem aumentado a confiança do seu potencial no técnico”.

85 JOGOS, 40 GOLS – Foram os números de Jorge Valdano, entre 84 e 87 no Real Madrid, que o contratou após o sucesso no modesto Zaragoza, em que fez 46 gols em 143 jogos, entre 79 e 84, depois de também brilhar em outro ainda mais modesto, o Alavés, com 21 gols em 63 jogos, em sua chegada à Espanha, em 75. Em 22 jogos, entre 75 e 86, Valdano marcou sete gols pela seleção argentina, quatro na Copa de 86, no México, onde foi uma das referências ao lado do superastro Diego Maradona.

JORGE VALDANO fez excelente trabalho nas divisões de base do Real Madrid, em 91-92, e assumiu o time principal que comandou de 94 a 96, quando passou a diretor de futebol e depois a assistente da presidência do clube. Ao sair, concluiu sua passagem como técnico na Espanha comandando a equipe do Valencia.

CARTEIRA DE MOTORISTA – Vinícius Júnior está fazendo boa economia de combustível, de vez que ainda não conseguiu a liberação da carteira de motorista. Como o CT do Real Madrid, em Valdebebas, é bem retirado do Centro da capital e fica mais próximo do distinto Barajas, bairro do longínquo aeroporto madrilenho, o ex-atacante do Flamengo pega carona todos os dias. Vinícius faz um revezamento nos carros de Marcelo e Casemiro, e quando é para exercitar o espanhol, vai com o zagueiro e capitão Sergio Ramos. Mas o croata Modric e o francês Benzema, que também dominam o idioma, fazem parte do rodízio de Vinícius Júnior.

GOL VALE TATUAGEM – O pai de Vinícius Júnior não gosta muito que o atacante faça tatuagens. Mas, apesar disso, já permitiu três. A primeira, pelo seu jogo de estreia; as outras duas, sem motivos revelados. E já houve um acerto entre pai e filho para que o atacante faça a quarta tatuagem, ao marcar o primeiro gol com a camisa do Real Madrid. É o que Vinícius Júnior tentará amanhã (13), no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões com o Ajax, na Arena Johan Cruyff – 54.990 lugares -, em Amsterdam, uma das cidades mais liberais da Europa, na região norte da Holanda.

Fotos: UOL Esportes , SIC Notícias , 90min , Ojogo , Sopitas.com , sbat.com , torcedores.com , jornal hoje em dia , Blogs NE10 , 1NewsBrasil , The Independent ,