Image: mrnews.com.br

O segundo clássico mais concorrido da rivalidade entre a capital e a Catalunha, que ainda não desistiu de brigar pela independência, é o que Atlético de Madrid – terceiro com 23 pontos – e Barcelona – líder isolado com 24 – disputarão neste sábado (24), no ultramoderno estádio Wanda Metropolitano, 100% digital, que custou o equivalente a R$900 milhões ao Atlético de Madrid, em obra integralmente paga pelo Grupo Wanda, conglomerado multimídia chinês.

CAMPANHA – Nas doze primeiras rodadas há equilíbrio entre os times, a partir da diferença de um ponto. O líder Barcelona ganhou sete jogos e o Atlético de Madrid venceu seis. O Barcelona empatou três jogos e o Atlético, cinco. O Atlético sofreu só uma derrota, enquanto o Barcelona amargou duas. O saldo de gols do Barcelona é igual aos gols marcados pelo Atlético (16). O Barcelona fez 34 gols em 12 jogos e sofreu 18, enquanto o Atlético marcou 16 e sofreu 8.

ARTILHEIROS – O Barcelona tem os dois artilheiros: Messi e Suarez, 9 gols, sendo que Messi ficou fora de duas rodadas, em virtude da contusão no braço. Os vice-artilheiros, com 8 gols, são o uruguaio Christian Stuani, do Girona, e Iago Aspas, do Celta de Vigo. O Barcelona deve ter a volta de Philippe Coutinho, mas o Atlético não contará com o retorno do zagueiro uruguaio Godin. Os times têm dois dos melhores goleiros da Europa: Ter Stegen, 26 anos, 1,88m, alemão do Barcelona, e Jan Oblak, 25 anos, 1,89m, esloveno do Atlético.

FENÔMENO – O Sevilha, terceiro com 23 pontos – perde para o Atlético de Madrid no saldo de gols – faz o primeiro jogo de domingo (25), em seu estádio Ramon Sanchez Pizjuan, com o Valladolid, comprado este ano por Ronaldo Fenômeno, sétimo com 17 pontos. O Sevilha tem 7 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, marcou 24 e sofreu 14, enquanto o Valladolid tem 4 vitórias, 5 empates, 3 derrotas e sem saldo (9 gols marcados, 9 gols sofridos).

O ALAVÉS, quarto com 23 pontos, perdeu a chance de subir, ao perder (1 x 0) para o Leganés, nesta sexta (23), no estádio municipal de Butarque, que só recebeu 10 mil torcedores, devido ao frio intenso da noite em Leganés, município que funciona como espécie de dormitório de Madrid. O gol, aos 42 do primeiro tempo, foi do atacante marroquino En-Nesyri, 21 anos, 1,89m, um dos destaques do Marrocos na última Copa Africana de Nações.

REAL MADRID – Na contramão da promoção mundial Black Friday, o Real Madrid promoveu, por conta da cor branca do seu primeiro uniforme, a White Friday, sucesso de vendas das camisas, pela redução de 50% no preço. O Real Madrid é apenas sexto colocado com 20 pontos e faz o primeiro jogo deste sábado (24), fora de casa, com o Eibar, décimo terceiro com 13 pontos e saldo negativo de seis gols (12 a 18).