O Atlético Mineiro manteve 100% de aproveitamento no Brasileirão 2019, com a virada sobre o Ceará, na noite de ontem (4), no estádio Castelão, em Fortaleza, em sua terceira vitória consecutiva, em três jogos, pelo mesmo placar: 2 x 1. Ao sofrer o gol de Ricardo Bueno, aos 23 minutos, o Atlético teve reação imediata, empatando aos 25 com o gol de Natan. Jair, que substituiu Natan, aos 13 do segundo tempo, fez o gol da virada, no último lance do jogo, aos 47 do segundo tempo.

O Atlético assumiu a liderança isolada com 9 pontos, ultrapassando o Palmeiras, que no jogo anterior chegou aos 7, ao vencer o Internacional. É o sobe e desce constante da roda viva do Brasileirão 2019, que, com certeza, terá novas alterações em sua classificação após os sete jogos deste primeiro domingo (5) de maio.

DOIS DE CABEÇA – O jogo não foi de bom nível técnico, salvando-se pelo empenho dos times, que entraram para o último jogo da noite do primeiro sábado de maio, na abertura da terceira rodada, como os únicos dos vinte ainda sem cartão amarelo. O Ceará fez 1 x 0 aos 23, em cabeçada forte de Ricardo Bueno – agora artilheiro isolado com três gols -, após cruzamento de Samuel Xavier. A bola ainda bateu na cabeça do zasgueiro Rever, antes de entrar. Natan empatou aos 25, dominando livre e finalizando, depois que Guga efetuou um cruzamento preciso.

CABEÇA DA VIRADA – O lateral-direito Guga voltou a ser dos poucos que se salvaram, em atuação individual muito boa, do início ao fim. Firme na marcação e no apoio, foi dele também, como na jogada do gol de Natan, o cruzamento sob medida para a cabeçada de Jair, com a bola ainda tocando na trave. Jair, volante de 24 anos, 1,78m, é de Ibirubá, noroeste gaúcho, a 396 km de Porto Alegre, jogou de 2012 a 2017 no Internacional e saiu do Sport para o Atlético em janeiro de 2019.

ÚNICO CARTÃO – Jair foi o único advertido com cartão amarelo do árbitro Flávio Rodrigues de Souza, da Federação Paulista, com boa atuação. Foi por uma falta no apoiador Edinho aos 40 do segundo tempo.  Ceará é o único dos 20 times do Brasileirão 2019 que ainda não teve jogador a receber cartão.

ATLÉTICO MINEIRO – Victor, Guga, Igor Rabelo, Rever e Fabio Santos; José Welinson, Elias e Natan (Jair); Geuvânio (Maicon), Ricardo Oliveira (Papagaio) e Chará.Terceira vitória consecutiva do técnico interino Rodrigo Marques de Santana, de 36 anos, ex-meio-campo, nascido em Santos, litoral paulista. Dirigia o sub-20 e assumiu após a demissão de Levir Culpi, antes das finais do Campeonato Mineiro perdido para o Cruzeiro. Os dois próximos jogos serão em Belo Horizonte, com Palmeiras e Flamengo.

CEARÁ – Diogo Silva, Samuel Xavier, Tiago Alves, Luis Otávio e Tiago Carleto; Edinho, Fabinho, Ricardinho (Bergson) e Chico (Mateus Gonçalves); Fernando Sobral e Ricardo Bueno (Pedro Ken). Técnico – Enderson Moreira. O jogo do Ceará na quarta rodada será com o Goiás, em Goiânia. Na rodada seguinte, o vice-campeão cearense receberá o Grêmio, no Castelão, em Fortaleza. 

Foto: Amazonas Atual