O Atlético Mineiro ganhou (3 x 1) de virada do Atlético Paranaense, no jogo de encerramento da vigésima quarta rodada, na noite desta segunda (10), no estádio Independência, em Belo Horizonte, e subiu para o quinto lugar com 41 pontos – igual ao Grêmio – por ter mais uma vitória (12 x 11) que o campeão gaúcho, que caiu para a sexta colocação. O Atlético Paranaense fez 1 x 0 aos 9 com o gol contra de cabeça do zagueiro Maidana, mas Atlético Mineiro empatou ainda no primeiro tempo, com o gol do zagueiro Leonardo Silva, também de cabeça, aos 25. R$293.068,00. 20.922 pagantes.

DESCARREGO – Na volta do intervalo, o apoiador Elias fez 2 x 1 aos 22, finalizando no ângulo, e Ricardo Oliveira, que não marcava há cinco jogos, fez o terceiro gol aos 37, após rebatida do goleiro Santos. Ricardo Oliveira chegou aos 10 gols, igualando-se a Pedro, do Fluminense, como vice-artilheiro do Brasileirão 2018, a dois gols de Gabriel, do Santos, com 12. Na comemoração, ele desceu as mãos pelo corpo, no clássico gesto de “descarrego”, após os cinco jogos sem fazer gol.

COINCIDÊNCIA – Tanto no turno quanto no returno do Brasileirão 2018, o Atlético Mineiro ganhou de virada do Atlético Paranaense. Na quinta rodada do turno, em 13 de maio, na Arena da Baixada, em Curitiba, o placar foi de 2 x 1. No jogo desta noite, no estádio Independência, o Atlético Mineiro marcou mais um gol na virada de 3 x 1, em sua nona vitória em casa em catorze jogos. 

TERCEIRA VITÓRIA de virada do Atlético Mineiro: além das duas sobre o Atlético Paranaense, a de 5 x 2 sobre o Fluminense, na décima primeira rodada, no mesmo estádio. Mas o Atlético Mineiro também sofreu duas viradas, a primeira na abertura do campeonato, quando perdeu (2 x 1) para o Vasco, em São Januário, e a segunda ao ser derrotado (3 x 2) pelo Sport, no Recife.

VIRADA A FAVOR – O Atlético Paranaense só teve uma virada a favor, a dos 2 x 1 sobre o Grêmio, em Curitiba, na vigésima primeira rodada, depois de sofrer duas derrotas de virada para os outros mineiros: 3 x 1 para o América na nona rodada e 2 x 1 para o Cruzeiro, na décima quarta, ambas em Belo Horizonte. Foi, portanto, a terceira virada sofrida na capital mineira.

SEM VITÓRIA FORA – O Atlético Paranaense sofreu a sétima derrota como visitante em que só conseguiu manter quatro empates – todos 0 x 0 – com Grêmio, Paraná, Corinthians e Ceará. Na próxima quinta (13) tentará a primeira vitória fora de casa, no jogo atrasado da vigésima rodada com a Chapecoense, em que não contará com o atacante Nikão, bem expulso pelo paulista Luis Flávio Oliveira, árbitro FIFA, nos acréscimos do segundo tempo, por falta por trás no volante José Welison. Detalhe: Nikão, de 26 anos, é mineiro de Montes Claros e foi formado no Atlético.

COM 27 PONTOS, o Atlético Paranaense – 7 vitórias, 6 empates, 10 derrotas -, com saldo agora apenas de um gol (26 x 25), manteve o décimo terceiro lugar, um ponto à frente do Botafogo (26) e a três do Vasco (24). Das 12 vitórias do Atlético Mineiro, nona em casa, onde só perdeu dois jogos – 1 x 0 para Flamengo e Internacional – e empatou três – 0 x 0 com Fluminense e Vasco, e 3 x 3 com a Chapecoense.

RODADA COM MENOS GOLS – Atlético Mineiro 3 x 1 Atlético Paranaense foi o jogo com mais gols da rodada 24, a que menos gols registrou (13) no Brasileirão 2018, que chegou aos 28 empates em 0 x 0. Com os três desta noite, o Atlético Mineiro continua com o ataque mais positivo (41), cinco a mais que São Paulo e Palmeiras (36) e seis gols a mais que o Flamengo (35). 

Foto: Bruno Cantini / Atlético Mineiro