O ATLÉTICO MINEIRO eliminou o Fluminense com 2 x 0, na noite desta 4ª feira (25), na Arena do Galo, em Belo Horizonte, e decidirá a vaga na final da Libertadores de 2024 com o River Plate, dia 23 de outubro em Belo Horizonte e dia 30 em Buenos Aires, em confronto de técnicos argentinos.

O ATLÉTICO já poderia ter saído para o intervalo em vantagem, mas Hulk, duramente criticado por torcedores, que o chamaram de “pipoqueiro”, nas redes sociais, não aproveitou o pênalti cometido com a mão pelo ponta Arias e defendido pelo goleiro Fábio logo aos 6 minutos.

NA VOLTA DO INTERVALO, o atacante Deyverson usou a cabeça para abrir o placar logo aos 5 minutos, e até que ele próprio marcasse o 2º gol, aos 43, o Fluminense escapou da goleada, com defesas portentosas de Fábio, destacando-se as do chute de Scarpa e da cabeçada de Deyverson.

FÁBIO TORNOU-SE o 4º goleiro brasileiro com mais defesas de pênaltis (37), junto com Cassio, do Cruzeiro. O recordista Rogério Ceni, do São Paulo, defendeu 51, e o baiano Dida, ex-Milan e Corinthians, 42. Diego Alves, no Espanhol e no Flamengo, 40. Marcos Palmeiras, no Palmeiras, e Volpi, no São Paulo, 36.

ATLÉTICO 2 x 0 FLUMINENSE registrou o segundo maior público, no 35º jogo na Arena do Galo, inaugurada em 15 de abril de 2023: 43.659. R$3.782.448,00. Atuação correta do árbitro colombiano Wilmar Roldan e de seus assistentes Jhon Leon e John Gallego.

O SEMIFINALISTA Atlético: Everson, Lyanco, Battaglia e Alonso; Fausto Vera, Franco, Bernard (Deyverson), Scarpa (Igor Rabello) e Arana; Paulinho (Rubens) e Hulk. Técnico – Gabriel Milito, ex-zagueiro de 44 anos. O Atlético abre a 28ª rodada do Brasileiro com o Palmeiras, sábado (28), em Campinas.

DEYVERSON Brum Silva, de 33 anos, fluminense de Mangaratiba, quer repetir no Atlético o brilho que teve no Palmeiras, ao marcar o gol do título da Libertadores de 2021, na prorrogação com o Flamengo, no Uruguai, quando ganhou o prêmio de melhor jogador da grande final.

ATLÉTICO E RIVER só se enfrentaram quatro vezes na Libertadores. Em 1978, 29 de setembro, River 1 x 0; em 8 de outubro, Atlético 1 x 0. Em 2021, 11 de agosto, River 0 x 1 Atlético, e em 18 de agosto, Atlético 3 x 0.

O FLUMINENSE, do técnico Mano Menezes: Fábio, Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa (Marcelo); Bernal, Martinelli e Ganso (Lima); Arias, Kauã (Cano) e Serna (Antonio Carlos). Resta ao time, antepenúltimo, tentar evitar o rebaixamento à Série B em 2025.

Foto: DOUGLAS MAGNO/AFP e Divulgação