Foto: mercato365.com
Subiu a cotação de Richarlison, 21 anos, atacante capixaba de Nova Venécia, que o Fluminense vendeu por 12.500 mil euros – 47 milhões de reais -, em 31 de julho de 2017 ao Everton, da cidade inglesa de Liverpool, e agora ele figura entre os quatro mais valorizados do Campeonato Inglês, com a cotação de 76 milhões de euros, o equivalente a 340 milhões de reais. Richarlison fez o primeiro gol dos 2 x 2 da noite desta segunda (11), nos 2 x 2 que o Everton só conseguiu nos acréscimos com o Watford, no jogo de encerramento da décima sexta rodada.
BOAS VIRTUDES – Richarlison de Andrade tem boas virtudes como atacante ambidestro de 1,79m, 76 kg, boa impulsão, chute forte, bom cabeceio e sempre presente nas finalizações, a partir da entrada da área. Foi assim que em 2016-17 ganhou destaque no Fluminense, com 19 gols em 68 jogos, logo despertando o interesse dos times europeus. O Everton FC foi mais rápido e investiu os 76 milhões de euros em sua compra, tendo agora a certeza de que vai ganhar muito mais quando o negociar.
VIRADA – O gol de Richarlison, logo aos 15, com assistência do português André Gomes, animou o Everton. Mas, na volta do intervalo, o time levou a virada em quatro minutos com o gol contra do irlandês Coleman, aos 17, e o gol do francês Doucouré, de cabeça, aos 21, após cruzamento do meia argentino Roberto Pereyra aos 27. O empate foi só conseguido quando faltavam 30 segundos dos seis minutos de acréscimos dados pelo árbitro Kevin Friend, em bela falta da meia lua pelo francês Lucas Digne.
PEDREIRA – O empate fez o Everton perder uma posição e terminar a rodada 16 em sétimo com 24 pontos. Sábado (15) o time do técnico português Marco Silva terá jogo duríssimo fora de casa com o vice-lider Manchester City, no Etihad Stadium. Everton 2 x 2 Watford (todo de verde) foi diante de 38.400 torcedores no Goodison Park, em Liverpool, onde Garrincha e Pelé fizeram o último jogo juntos pela seleção e marcaram os gols (2 x 0) na estreia da Copa de 66 com a Bulgária.
TRÊS PRIMEIROS – À frente de Richarlison, o atacante inglês do Borussia Dortmund, atual líder do Campeonato Alemão, Jadon Sancho, 18 anos, 1,80m, destro, comprado por 88 milhões de euros do Manchester City para cobrir a saída do francês Dembélé para o Barcelona. O lateral-direito português João Cancelo, 24 anos, 1,82m, comprado do Valencia pela Juventus, campeã italiana, por 40 milhões de euros, e o lateral-esquerdo escocês Andrew Robertson, 24 anos, 1,78m, do Liverpool, atual líder e único invicto do Campeonato Inglês, comprado por 8 milhões de euros do Hull City, da segunda divisão.
DEPOIS DE 16 RODADAS, o Liverpool, único invicto, lidera a Premier League com 42 pontos. O Manchester City, que no último sábado (8) perdeu a invencibilidade (2 x 0) para Chelsea, é o vice-lider com 41. O Tottenham, de Londres, é terceiro com 36. Chelsea e Arsenal têm 34 pontos, mas o Chelsea é quarto por ter mais uma vitória (8 a 7). O Manchester United, sexto com 26, fará com o Liverpool o jogo mais importante da rodada 17, no próximo sábado (15), no estádio Anfield Road, em Liverpool.