Com os 2 x 0 sobre o Santa Clara, no estádio de São Miguel, na Ilha dos Açores, o FC Porto voltou à liderança, com 59 pontos, porque o Benfica ficou com 58, ao empatar em casa com o Moreirense, no estádio da Luz, nos dois últimos jogos da vigésima quarta rodada, na noite de ontem (2), pelo Campeonato Português, faltando 11 rodadas. No próximo sábado (7) o Porto receberá o Rio Ave e o Benfica visitará o Vitória de Setubal. O Porto, novo líder, tem 59 pontos – 19 vitórias, 2 empates, 2 derrotas – e saldo de 34 gols (49 a 15).

DECIDIU LOGO – O FC Porto dominou desde o início e decidiu logo no primeiro tempo. Wilson Manafá, atacante português de 25 anos, 1,73m, natural de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, fez 1 x 0 aos 31, seis minutos depois de o lateral-esquerdo gaúcho Alex Telles chutar um pênalti na trave. O segundo gol, aos 37, foi do zagueiro Ivan Marcano, espanhol de 32 anos, 1,89m, completando de cabeça a falta cobrada pelo meia português Sergio Oliveira.

JOGOU MAL – No estádio da Luz, em Lisboa, o então líder Benfica jogou mal e ficou no 1 x 1 com o Moreirense, décimo primeiro com 27 pontos, que abriu o placar aos 22 minutos com o atacante Fábio Abreu, lisboeta de 27 anos. Pouco depois o Benfica não aproveitou um pênalti que o lateral-esquerdo espanhol Alejandro Grimaldo, de 24 anos, chutou na trave. Depois de 19 vitórias e 3 derrotas, o Benfica foi o último a empatar no atual campeonato.

OUTRO PÊNALTI – Na base do desespero, o Benfica só conseguiu empatar nos acréscimos do segundo tempo, aos 46, quando o meia Pizzi, português de 30 anos, bateu pênalti e só fez o gol na rebatida do goleiro Mateus Pasinato, catarinense de 27 anos, 1,92m, que joga no Moreirense emprestado pelo XV de Novembro de Piracicaba. O Benfica é o vice-líder com 58 pontos – 19 vitórias, 1 empate, 3 derrotas – e tem saldo de 38 gols (51 a 13).

11 RODADAS – Faltando onze rodadas para o final da temporada 2019-2020, o líder FC Porto jogará em casa com o Rio Ave, no próximo sábado (7), Marítimo, Boavista, Belenenses, Sporting e Moreirense. Como visitante, o Porto jogará com Famalicão, Aves, Paços Ferreira, Tondela e Braga. O vice-líder Benfica jogará fora com o Setúbal, sábado (7), Portimonense, Rio Ave, Marítimo, Famalicão e Aves. Em casao Benfica jogará com Tondela, Santa Clara, Boavista, Setubal e Sporting. A última rodada será dia 17 de maio.

Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP via Getty Images