Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo

O Botafogo, campeão carioca, manteve o Corinthians como bom freguês, ao derrotar o vice-campeão paulista (1 x 0), na tarde deste primeiro domingo (4) de novembro. O gol foi do apoiador Lindoso, aos 28 do primeiro tempo, desviando de cabeça o escanteio de Gilson. A bola ainda tocou em Ralf, meia do Corinthians, porém o árbitro acertou ao dar a Lindoso a autoria do gol, na nona vitória do Botafogo, sétima no estádio Nilton Santos e terceira por 1 x 0. Sete minutos depois, Lindoso quase fez o segundo, ao acertar cabeçada na trave. R$195.995,00. 19.132 pagantes, com os torcedores aproveitando a promoção dos preços dos ingressos, que variaram de 2,50 a 20 reais. 

OITO ANOS – O Botafogo completou oito anos sem perder como mandante para o Corinthians, que sofreu em 16 jogos, no Brasileirão 2018, a décima primeira derrota como visitante (sétima por 1 x 0), e apenas manteve o décimo primeiro lugar, com 39 pontos – 10 vitórias, 9 empates, 13 derrotas – e agora com saldo de apenas um gol (32 a 31), ficando só a cinco pontos do rebaixamento. O Corinthians jogará sábado (10) com o São Paulo, às 17 horas, na Arena Corinthians.

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

FREGUÊS – Se o Corinthians não vence o Botafogo há oito anos no Rio, o técnico Jair Ventura é outro freguês. Nos seis jogos com Zé Ricardo, técnico do Botafogo, o treinador do Corinthians sofreu a quarta derrota: uma, quando Zé Ricardo era do Vasco; duas, quando dirigia o Flamengo, e dois empates quando Zé Ricardo comandava o Flamengo. A rivalidade é apenas nos confrontos, de vez que Jair Ventura e Zé Ricardo são amigos de muito tempo fora de campo.

Foto: site br.onefootball.com

GATITO – O goleiro paraguaio teve retorno muito bom após só duas semanas de treinos, depois de ficar seis meses inativo, devido à cirurgia no punho direito. No último lance, com firmeza e reflexo, evitou com grande defesa que o Corinthians empatasse com o chute forte e colocado de Léo Santos. Quando o árbitro apitou o final, Gatito esticou-se na pequena área e os companheiros, inclusive os reservas, quase o sufocaram pela excelente atuação na sua volta ao time.

CARTÃO – Pela primeira vez em 32 jogos no Brasileirão 2018, apenas um jogador do Botafogo foi advertido com cartão amarelo. O chileno Léo Valencia retardou a cobrança de uma falta, aos 19 do segundo tempo, e foi (bem) punido pelo árbitro. Leandro Vuaden, da Federação Gaúcha, teve atuação correta, inclusive ao não marcar o pênalti reclamado pelo atacante Roger, ex-Botafogo, aos 22 do segundo tempo, porque o lateral Marcinho foi na bola e não no adversário.

PODE CAIR – O Botafogo, com 38 pontos, está em décimo primeiro, mas pode cair, se o Ceará, com 37, ganhar do Sport, penúltimo com 33, no jogo que encerra a rodada 32, na noite desta segunda (5), na Ilha do Retiro, no Recife. Depois do clássico do próximo sábado (10) com o Flamengo, o Botafogo fará os dois últimos jogos no estádio Nilton Santos com Internacional e Paraná. Os três últimos fora do Rio serão com Chapecoense, Santos e Atlético Mineiro, na última rodada.