Escolha uma Página

O Botafogo teve méritos na primeira vitória fora do Rio e subiu três posições com os 2 x 1 da noite de ontem (11) sobre o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife, saindo do rebaixamento e terminando a rodada em décimo terceiro. Empatado em pontos (18) com Atlético Goianiense, Ceará e Vasco, décimo colocado, o Botafogo leva desvantagem por só ter três vitórias, mesmo número de derrotas, pelo excesso de empates (9) e pelo saldo negativo de gols, que conseguiu reduzir a um gol (16 a 17).

IMPORTANTE – A ênfase que se dá à primeira fora de casa é justa, mas não significa que o Botafogo esteja fazendo campanha ruim como visitante. Afinal, as três derrotas que sofreu foram em casa: 0 x 2 Internacional, 2 x 3 Vasco e 1 x 2 Bahia, todas no estádio Nilton Santos, e única derrota fora para o Corinthians (2 x 1), em meio a cinco 1 x 1, fora com Bragantino, Fortaleza, Flamengo (mandante no Maracanã), Athletico Paranaense e Atlético Goianiense, e em casa, 0 x 0 Coritiba e Santos, e 1 x 1 Fluminense, e as duas vitórias, por 2 x 1, no Atlético Mineiro e no Palmeiras.

HONDA, 7 MESES – O japonês Honda foi quem abriu o caminho para a primeira vitória fora de casa, aproveitando o erro na saída de bola do goleiro, aos 29 minutos. Foi o segundo gol que marcou, a quatro dias de completar sete meses do único que havia feito, no 1 x 1 com o Bangu, pela fase de grupos do Campeonato Carioca, dia 15 de março, no estádio Nilton Santos. Nos acréscimos, aos 47, Caio Alexandre fez 2 x 0, seu quarto gol no Campeonato Brasileiro, após lançamento sob medida do zagueiro Kanu.

COM MENOS UM – Na volta do intervalo, o Botafogo ficou com menos um, logo aos nove minutos, quando o volante Forster foi expulso, após o segundo cartão amarelo, por falta dura no atacante uruguaio Leandro Barcia. Três minutos depois, Tiago Neves completou de cabeça o cruzamento do lateral Luciano Juba e fez o gol do Sport, dando a impressão de que a vantagem poderia ser ameaçada, mas o Botafogo soube manter o equilíbrio e o resultado.

BOTAFOGO – Diego Cavalieri, Kevin, Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Forster, Caio Alexandre (Renteria), Pedro Raul e Kalou (Guilherme Santos). Técnico – Bruno Lazaroni. Ao subir duas posições, o Botafogo terminou a rodada em décimo terceiro, com 18 pontos em 15 jogos  3 vitórias, 9 empates, 3 derrotas, saldo negativo de um gol (16 a 17) -, e depois do jogo de quarta (14) com o Grêmio, em Porto Alegre, o time fará dois jogos no estádio Nilton Santos, dia 19 com com o Goiás e dia 31 com o Ceará.

Foto: Vitor Silva/Botafogo.