No último dos cinco jogos da abertura da décima sétima rodada, o Botafogo tenta, na noite deste último sábado (31) de agosto, o que nenhum outro dos oito visitantes conseguiu no Brasileirão 2019: ganhar do Internacional na Arena Beira Rio, em Porto Alegre. Em seu estádio, o Inter ganhou seis jogos e empatou dois.
SUPERAÇÃO – O Botafogo terá que se superar para conseguir o objetivo em seu nono jogo como visitante, embora fora do Rio seja o sétimo, de vez que ganhou (1 x 0) do Fluminense e perdeu (3 x 2) do Flamengo, no Maracanã, mas sem ter o mando de campo. Fora do Rio mesmo, o Botafogo perdeu do São Paulo e do Corinthians (2 x 0); do Goiás (1 x 0) e 0 x 0 com o Cruzeiro. As vitórias fora do Rio foram sobre o CSA (2 x 1, de virada) e o Avaí (2 x 0).
INTER EM CASA – O Internacional é o terceiro melhor mandante, depois do Santos – o primeiro é o Flamengo, com 100% de aproveitamento, 7 jogos, 7 vitórias -, e dos oito jogos em Porto Alegre só não ganhou do Grêmio (1 x 1) e do Corinthians (0 x 0). Nos outros, cinco vitórias consecutivas – 2 x 1 no Flamengo, 3 x 1 no Cruzeiro e no Bahia, 2 x 0 no CSA e no Avaí, e 1 x 0 no Ceará.
DUAS POSIÇÕES – Nono com 23 pontos – 7 vitórias, 2 empates, 7 derrotas e saldo negativo de 1 gol (14 a 15) -, o Botafogo só subirá duas posições se vencer, desde que o Bahia, oitavo com 24, não vença o CSA. O Internacional, sétimo com 24, só pode subir uma posição, se o Atlético Mineiro, sexto com 27, não vencer amanhã (1) o Corinthians. O Botafogo subirá uma posição, se vencer o Internacional.
Foto: Vitor Silva/Botafogo