The Telegraph / Getty Image

O atacante alagoano Roberto Firmino tornou-se o brasileiro com mais gols na Premier League, ao marcar três na goleada (5 x 1) sobre o Arsenal, de Londres, que manteve o Liverpool, único invicto, na liderança isolada do campeonato após 20 rodadas. Os dois primeiros gols foram em intervalo de apenas um minuto e meio, aos 14 e aos 16, e o terceiro, aos 20 do segundo tempo, em cobrança de pênalti em que chutou olhando para um lado e fez o gol no lado oposto.

10 ANOS DEPOIS – Roberto Firmino foi o terceiro brasileiro a marcar três gols (hat-trick) em um só jogo no Campeonato Inglês, dez anos depois que o santista Robinho fez três na vitória do Manchester City sobre o Stoke City, em outubro de 2008, e o mineiro Afonso Alves também marcou três na vitória do Middlesbrough sobre o Manchester City, em maio de 2008. Com os três gols deste último sábado (29) do ano, Firmino passou a ser o brasileiro com mais gols (43) na história da Premier League.

MÉDIA MUITO BOA – A Premier League 2018-2019 tem três artilheiros – o egipcio Salah (Liverpool), o alemão Aubameyang (Arsenal) e o inglês Harry Kane (Tottenham) -, mas a melhor média de gols por jogo é de Roberto Firmino, com 8 gols em 8 jogos. O alemão Jurgen Klopp, técnico de 51 anos do Liverpool, voltou a elogiar a regularidade do atacante brasileiro: “Firmino é um jogo importante para o time porque mantém sempre o nível. Se não faz gol, contribui sempre com boas assistências”.


Phil Noble/Reuters

LÍDERES INVICTOS – Único invicto – 17 vitórias, 3 empates -, o Liverpool teve Alisson, Alexander-Arnold, Lovren, Van Dijk e Robertson (Clyne); Fabinho, Wijnaldum (Lallana) e Shaqiri; Salah, Firmino e Mané (Henderson). O time não se abateu com o gol que sofreu logo no início, marcado pelo atacante inglês Maitland-Niles, 21 anos, 1,77m, e em seguida iniciou a virada com o primeiro gol de Firmino aos 14. O Liverpool tem o segundo ataque (48). O mais positivo é o do Manchester City (51).

SUPERCLÁSSICO – 2019 vai começar com o superclássico Manchester City x Liverpool, na próxima quinta (3), no Etihad Stadium. Se ganhar do Southampton, amanhã (30), o time do técnico Pep Guardiola pode até reduzir para quatro pontos a vantagem do Liverpool. A derrota, no entanto, fará com que o Liverpool amplie a diferença para 10 pontos, alargando o caminho para voltar a ser campeão, o que não acontece desde a temporada 89-90.

BOA VANTAGEM – Com 54 pontos, o Liverpool abriu boa vantagem sobre o vice-lider Tottenham (45), derrotado neste sábado (29), em Wembley, pelo Wolverhampton (3 x 1), com uma grande virada no segundo tempo. O Manchester City (44) deve assumir a vice-liderança amanhã (domingo, 30), mesmo jogando fora de casa com o Southampton, décimo sétimo com 15 pontos, primeiro acima dos três últimos do rebaixamento.

LEVOU A VIRADA – Depois de bom primeiro tempo com o gol de Harry Kane, de fora da área aos 22, o Tottenham levou a virada na volta do intervalo. O Wolvehampton empatou com o gol do zagueiro francês Wily Boly; fez 2 x 1 com o atacante mexicano Raul Jimenez – salário de 1 milhão de euros – e marcou o terceiro com o português Helder Costa, meia também emprestado pelo Benfica. O árbitro Stuart Attwell advertiu com cartão amarelo, por simulação de falta, o artilheiro Harry Kane.

DECEPCIONOU – O Everton, de Liverpool, decepcionou fora de casa ao perder para o Brighton (1 x 0, gol do atacante holandês Jurgen Locadia, 25 anos, ex-PSV). Embora mantido até o fim, o atacante capixaba Richarlison, ex-Fluminense, teve atuação apagada, no Amex Stadium.