Foto: Saúl Ñiguez / Ángel Gutiérrez

O lateral-esquerdo Filipe Luis, 33 anos, da seleção brasileira, catarinense de Jaraguá do Sul, teve atuação destacada na vitória (2 x 0) do Atlético de Madrid sobre o Borussia Dortmund, na noite desta terça (6), no estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, que valeu ao time espanhol se igualar em pontos (9) à equipe alemã, que a goleou (4 x 0) jogando em casa. Filipe Luis participou dos gols do espanhol Saul Ñiguez e do francês Antoine Griezmann.

Foto: Filipe Luís / site sport1.de

No lance do primeiro gol, aos 33, Filipe Luis fez cruzamento preciso. Correa, no corta-luz, deixou a bola passar para Saul Ñiguez completar e levar ao delírio os 67 mil torcedores e o técnico argentino Diego Simeone, que pulava de alegria na beira do gramado. O Atlético de Madrid não teve o domínio do primeiro tempo, mas saiu em vantagem para o intervalo, em jogo de excelente nível técnico e disciplinar, bem apitado pelo italiano Daniele Orsato.

Foto: Griezmann / Kiko Huesca/EPA-EFE

ARTILHEIRO – Griezmann fez o segundo gol aos 35 do segundo tempo, em jogada iniciada por Felipe Luis. Embora francês de Mâcon, o meia-atacante de 27 anos vive na Espanha desde 2005, quando iniciou na base da Real Sociedad, tornando-se profissional no time de San Sebastián em 2009 – 202 jogos, 52 gols -, que defendeu até 2014, quando se transferiu para o Atlético de Madrid, em que hoje (6) completou 231 jogos e 118 gols. Na seleção francesa, campeã do mundo, 65 jogos, 26 gols.

CINCO GOLS – O Atlético de Madrid está igual ao Borussia Dortmund em pontos (9), vitórias (3) e derrota (1), mas o time alemão lidera o Grupo A pelo saldo de gols (6 a 1), de vez que marcou 8 e sofreu 2, e o Atlético de Madrid fez 7 e sofreu 6. A diferença foi a goleada (4 x 0) que o Borussia Dortmund impôs no jogo na Alemanha. Os dois serão os primeiros do Grupo A porque o Brugges, da Bélgica, mesmo goleando hoje (4 x 0) o Mônaco – último com 1 ponto – não deve avançar.

Foto: site oficial do Borussia

JEMERSON – zagueiro, ex-Atlético Mineiro, não escapou da atuação decepcionante do Mônaco, em seu estádio Louis II, e o técnico Thierry Henry continua sem vencer. Os gols do Brugges, time médio do futebol da Bélgica, dirigido pelo croata Ivan Leko, foram de Hans Vanaken (2), Wormer e do atacante brasileiro Wesley, 21 anos, mineiro de Juiz de Fora, que em 2016 foi eleito melhor jogador jovem do campeonato belga. Artur Dias, de Portugal, não teve problema como árbitro do jogo.

TRISTEZA – O jornalista francês Alain Fontaine, veterano na cobertura do futebol, disse que “dá tristeza ver a queda do Mônaco”. Na opinião dele, depois de negociar Mbappé com o PSG, o Mônaco se desfez de outros jogadores de bom nível técnico, tornando-se uma equipe fragilizada. Sobre o colombiano Falcao Garcia, que tanto brilhou como artilheiro, o jornalista resumiu com um toque de refinada ironia: “Hoje ele é um ex-jogador, que ainda entra em campo”…