O paranaense Rafinha, de 33 anos, lateral-esquerdo do Bayern de Munique, sofreu fratura do tornozelo aos 35 do segundo tempo, após falta violenta e desnecessária do atacante Karim Bellarabi, de 28 anos, alemão de origem marroquina, do Bayer Leverkusen, na tarde deste sábado (15), em que o Bayern ganhou (3 x 1) de virada na terceira rodada e se isolou na liderança do campeonato porque Wolfsburg e Hertha Berlim, que também estavam com 100%, empataram (2 x 2).

O presidente Uli Hoeness, de 66 anos, meia-atacante campeão do mundo em 74, ficou revoltado com a falta violenta sofrida pelo lateral brasileiro: “Uma falta praticada com grosseria, maldade, uma autêntica agressão intencional de uma pessoa que só pode ter doença mental” – frisou bem o presidente do Bayern. Os médicos do clube acreditam que Rafinha ficará pelo menos três meses afastado.  Paranaense de Londrina, ele joga na Europa desde 2005, quando saiu do Coritiba, e antes do Bayern foi do Schalke-04 e do italiano Genoa.

VIRADA – Rafinha cometeu pênalti com o braço esquerdo logo aos cinco minutos e o Leverkusen teve que fazer duas cobranças para converter. Na primeira, Volland bateu no canto e Neuer defendeu, mas o árbitro viu invasão de área. Na segunda, o lateral-esquerdo Wendell, 25 anos, cearense de Fortaleza, que joga no Bayer desde 2014, converteu com categoria, deslocando o goleiro da seleção alemã.

O BAYERN empatou com o gol do apoiador francês Tolisso e fez a virada antes de sair para o intervalo com o gol do holandês Robben. O terceiro gol, quase no final, foi do colombiano James, com assistência do meia brasileiro Thiago Alcântara. 28 vezes campeão alemão, o Bayern de Munique começa a temporada 2018-2019 como favorito ao sexto título consecutivo.

PAULINHO – ex-meia do Vasco – não participou. O Bayer Leverkusen, time que o contratou, está tendo o pior início de campeonato dos últimos 36 anos, com três derrotas consecutivas nos três primeiros jogos, ocupando a última colocação em quase quatro décadas. 75 mil torcedores – lotação máxima da Allianz Arena, em Munique – aplaudiram o Bayern com entusiasmo após a terceira vitória. 

Foto: GUENTER SCHIFFMANN/AFP/Getty Images