Em jogo de cinco brasileiros, todos titulares do início ao fim e com bom desempenho, o Olympique Lyon, vice-líder do campeonato francês, venceu (1 x 0) a Juventus, líder do campeonato italiano, na noite desta quarta (26), diante de 55.350 torcedores, no Parque Olímpico de Lyon, e terá a vantagem do empate no jogo de volta, dia 18 de março, na Allianz Arena, em Turim, para se classificar às quartas de final da Liga dos Campeões. O Lyon jogou todo de branco e a Juventus, de uniforme azul.
EMPRESTADO – O volante Lucas Tousart, francês de 22 anos, 1,85m, autor do gol da noite em Lyon, é do Hertha Berlim, décimo quarto entre os dezoito do campeonato alemão, emprestado no início de 2020. Em uma das muitas jogadas bem trabalhadas pelas laterais, o franco-argelino Housem Auoar, meia de 21 anos, cruzou na pequena área e Lucas Tousart fez o gol de pé esquerdo no ângulo direito do goleiro polonês Szczesny.
MARCELO E MARÇAL – Rudi Garcia, técnico francês de 56 anos, ex-meia, armou bem a defesa do Lyon com três zagueiros, com o belga Jason Denayer, de 24 anos, 1,84m, entre os brasileiros Marcelo, santista de 32 anos, 1,91m, e Marçal, paulistano de 31 anos, 1,78m, todos firmes. Campeão paulista em 2007 no Santos, Marcelo Guedes foi campeão polonês no Wisla, em 2008; holandês no PSV, e turco no Besiktas. Marçal joga na Europa desde 2010 e seu primeiro time foi o português Toreense, depois que saiu do Grêmioe do Guaratinguetá.
BRUNO GUIMARÃES – O volante carioca Bruno Guimarães, de 22 anos, revelado no Audax, de Nova Iguaçu, fez seu primeiro grande jogo internacional e a estreia não poderia ter sido melhor: com boa atuação e vitória importante em jogo com o time oito vezes consecutivas campeão italiano. Preciso na marcação e nos passes, Bruno Guimarães mais uma vez correspondeu. Ele é a mais recente contratação do Lyon, que pagou em janeiro R$93 milhões ao Athletico.
DANILO E ALEX SANDRO – Os laterais Danilo, mineiro de 28 anos, está confirmando na Juventus, com firmeza na marcação, no apoio e nas finalizações, as boas atuações na Europa desde 2012, quando estreou no Porto e depois no Real Madrid e no Manchester City. Na esquerda, o paulista Alex Sandro, de 29 anos, entra em sua sexta temporada na Europa, como titular absoluto. Antes, ele brilhou no Santos e no FC Porto.
DOIS CARTÕES – O árbitro Jesus Gil Manzano, da Real Federação Espanhola de Futebol, só advertiu Marcelo, aos 27 do primeiro tempo, por levar a mão à cara de Dybala, que também sofreu falta dura do outro punido, Cornet, aos 16 do segundo tempo. O árbitro acertou aos 42 ao anular gol de Dybala por impedimento, mas errou em não marcar pênalti de Bruno Guimarães, aos 44, ao puxar Dybala com a mão direita na pequena área.
Foto: Torcedores.com