Escolha uma Página

Antes de todos os jogos da rodada deste fim de semana da Premier League está sendo respeitado um minuto de silêncio pela memória do ex-zagueiro Jack Charlton, que morreu sexta (10) de linfoma e demência, aos 85 anos. Ele foi campeão do mundo em 1966, na única Copa promovida e ganha pela Inglaterra, e na mesma seleção jogava seu irmão mais novo, Bobby Charlton, meio-campo de alto nível. Jack Charlton fez 629 jogos e 70 gols, entre 1952 e 1973 pelo Leeds FC, único time de sua carreira.

O TROPEÇO – Depois de 24 vitórias consecutivas em seu estádio Anfield Road, o campeão Liverpool FC não passou do empate (1 x 1) com o Burnley, nono colocado. O lateral-esquerdo escocês Andy Robertson, de 26 anos, fez o gol do Liverpool aos 34 minutos, e na volta do intervalo o atacante inglês Jay Rodriguez, de 30 anos, com ascendência espanhola, empatou aos 24 minutos. Depois de 30 vitórias e só duas derrotas, o Liverpool terminou a rodada 35 com 93 pontos, 21 a mais que o Manchester City (72).

CRITICADO – O atacante Roberto Firmino tem sido criticado pelos torcedores do Liverpool pelo baixo rendimento nos jogos em casa, após completar mais um, o trigésimo sexto sem fazer gol. O último que marcou no Anfield Road foi em 13 de março, na derrota (3 x 2) para o Atlético de Madrid, pela Liga dos Campeões. Os outros 10 gols de Firmino foram marcados em jogos que o Liverpool realizou fora de seu estádio.

A GOLEADA – No Falmer Stadion, em Brighton, cidade turistica à beira-mar, a 417 km de Manchester, o Brighton – décimo quinto – foi goleado ontem (11) pelo vice-líder Manchester City, do técnico Guardiola, que chegou aos 72 pontos com a vigésima terceira vitória, sexta por mais de três gols. O atacante jamaicano, naturalizado inglês, Raheem Sterling, de 25 anos, levou a bola do jogo ao marcar três gols em seu sexto hat-trickGabriel Jesus, paulistano do bairro do Limão, e o português Bernardo Silva completaram a goleada.

OBJETIVO – Guardiola está aproveitando os jogos restantes do campeonato para ajustar ainda mais o time para a reta final da Liga dos Campeões. O City venceu (2 x 1) o Real Madrid, em grande virada em Madrid, e recebe o recordista de títulos (13) da Champions, dia 7 de agosto, no Etihad Stadium, podendo perder por um gol. Nas quartas de final, o adversário de City ou Real Madrid será Lyon ou Juventus, que perdeu (1 x 0) o jogo de ida na França e precisa de dois gols em Turim, dia 7.

EXPECTATIVA – Punido pela UEFA com a suspensão de dois anos dos torneios europeus, o Manchester City vive a expectativa da decisão da Corte Arbitral do Esporte, de amanhã (13), sobre o recurso que apresentou. O técnico Guardiola e os jogadores não escondem a ansiedade pela decisão. O Manchester City tem o melhor ataque da Premier League com 91 gols em 35 jogos, média de 2.6 gols por jogo, enquanto o já campeão Liverpool, com 76 gols em 35 jogos, tem média de 2.17 gols por jogo.

Foto: Correio do Povo, Twitter (@LFC), Gerry Cranham, Stuff.co.zn, Leeds United, Pundit Arena.