O VOLANTE CASEMIRO, capitão da seleção brasileira, foi expulso na segunda derrota consecutiva do Manchester United, na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, na noite desta 3ª feira (3), para o Galatasaray, da Turquia, ao cometer pênalti no meia belga Mertens, que o atacante argentino Mauro Icardi não apreoveitou. Casemiro tentou corrigir saída errada do goleiro francês Onana, aos 31 minutos do 2º tempo, fez a falta e foi expulso pelo árbitro eslovaco Ivan Kruzliak.

DÉCIMO, ENTRE OS 20 do Campeonato Inglês, o Manchester United, do técnico holandês Erik ten Hag, ex-zagueiro de 53 anos, é o último e único sem ponto do Grupo A, liderado pelo Bayern Munique, com 100% de aproveitamento em duas rodadas, que venceu de virada (2 x 1) o Copenhague, campeão da Dinamarca, com 35 mil torcedores no Estádio Parken. Onze vezes consecutivas campeão alemão, o Bayern é dirigido pelo francês Thomas Tuchel, ex-zagueiro de 56 anos.

MESMO PERDENDO PÊNALTI, quando estava 2 x 2, o atacante argentino Mauro Icardi, de 30 anos, foi o destaque do vice-líder do Campeonato Turco, marcando minutos depois o gol da virada, que provocou silêncio no estádio Old Trafford. O atacante dinamarquês Rasmus Hojlund, de 20 anos, fez os dois gols do Manchester United, mas o Galatasaray, do técnico turco Okan Buruk, ex-meia de 49 anos, teve muita raça para a virada, comemorada em delírio em Istambul.

AINDA SOB INVESTIGAÇÃO POLICIAL, em São Paulo e em Manchester, pela agressão à ex-namorada, o ponta paulistano Antony reapareceu nos minutos finais, na equipe do Manchester United, sem produzir. O time inglês atravessa uma fase péssima e as chances de classificação praticamente se esgotaram logo na 2ª rodada, depois de sofrer sete gols em dois jogos (4 x 3 para o Bayern, em Munique, e a virada desta 3ª feira (3) para o Galatasaray por 3 x 2).

BENFICA, OUTRA GRANDE DECEPÇÃO

ATUAL CAMPEÃO PORTUGUÊS, o Benfica havia perdido na estreia em Lisboa para o Salzburg, da Áustria, por 2 x 0, e voltou a decepcionar nesta 3ª feira (3), derrotado em Milão por 1 x 0 pela Inter, atual vice-campeã europeia. O gol foi do atacante Marcus Thuram, de 26 anos, filho do zagueiro francês Lilian Thuram, campeão mundial de 1998. A Inter lidera o Grupo D, a Real Sociedad, que empatou (2 x 2) com o Salzburgo, está em 3º. O Benfica, último, sem sequer um gol.

ALÉM DE CRÍTICAS à atuação do Benfica, salvo de goleada pela atuação notável do goleiro ucraniano Anatoly Trubin, de 22 anos, 1,99m, o jornal A Bola também registra que o técnico brasileiro Paulo Turra, ex-zagueiro de 49 anos, será demitido nesta 4ª feira (4) do Vitória de Guimarães, 6º entre os 18 do Campeonato Português, pelo mau desempenho e três derrotas consecutivas da equipe. O substituto dele será o ex-atacante português Alvaro Pacheco, de 52 anos.

A VIRADA DO MAIOR CAMPEÃO

NO JOGO MAIS EMPOLGANTE da abertura da 2ª rodada da fase de grupos da Champions, o Real Madrid, maior campeão com 14 títulos, venceu o Napoli, campeão italiano, por 3 x 2, no Estádio Diego Armando Maradona, no Sul da Itália. O zagueiro norueguês Ostigard, de 23 anos, fez 1 x 0 aos 19, e Vinicius Junior empatou aos 27, mas a virada veio antes da saída para o intervalo com o gol do inglês Jude Bellingham aos 34.

NO INÍCIO DO 2º TEMPO, o árbitro francês Clement Turpin marcou pênalti do zagueiro Nacho, que tocou a bola com a mão, e o meia polonês Piotr Zielinski converteu, com a bola ainda batendo na trave, aos 9 minutos. O meia uruguaio Federico Valverde, de 25 anos, marcou o golaço da vitória do Real Madrid aos 33, com chute forte de primeira, de fora da área. Antes de entrar, a bola bateu no travessão e nas costas do goleiro italiano Alex Meret, de 26 anos.

O REAL MADRID, do técnico italiano Carlo Ancelotti, ex-volante de 64 anos, lidera o Grupo C, com 100% de aproveitamento, apesar da vitória muito difícil na estreia, em Madrid, sobre o Union Berlin por 1 x 0. Napoli e Braga dividem o 2º lugar, com 3 pontos e sem saldo de gol (4 x 4), e devem decidir a segunda vaga nas oitavas de final. O Union Berlin, estreante na Champions, perdeu os dois jogos.

O PAULISTANO GABRIEL JESUS marcou o gol do Arsenal, no Estádio Felix-Bolaert, único em estilo inglês na França, mas o Lens, 15º entre os 18 do Campeonato Francês, empatou ainda no 1º tempo com o meia Adrien Thomasson, e fez a virada na volta do intervalo, com outro francês, o atacante Elye Wahi, de 20 anos. O Lens lidera o Grupo B com 4 pontos e o Arsenal é 2º, com 3. Domingo (3), o Arsenal, 3º com 17 pontos, recebe o líder City, com 18, no clássico da 8ª rodada.

ABERTA COM 28 GOLS em 8 jogos, cinco vitórias de visitantes, sendo quatro de virada, só duas vitórias de mandantes, e um único empate, a 2ª rodada da fase de grupos da Champions será concluída nesta 4ª feira (4), com mais oito jogos. Os quatro mais aguardados, Porto x Barcelona, Borussia Dortmund x Milan, Leipzig x City e Atlético de Madrid x Feyenoord.

Foto: Darren Staples / AFP e CNN Brasil