Foto: UEFA/Facebook

Duramente vaiado pelos torcedores no estádio de San Siro, onde a Itália foi eliminada da fase final da Liga das Nações ao empatar (0 x 0) com Portugal, na noite deste sábado (17), o veterano zagueiro Leonardo Bonucci, que completou 84 jogos pela seleção desde 2010, reagiu com ofensas após o jogo: “A mãe desses imbecis está sempre grávida porque eles se reproduzem com muita frequência. São autênticos idiotas”.

A antipatia dos torcedores de Milão é ainda maior com relação a Bonucci por se tratar de jogador do rival de morte do Milan, a Juventus, que ganhou os últimos sete campeonatos consecutivos. No domingo anterior, quando a Juventus venceu (2 x 0) o Milan, Bonucci foi o mais vaiado e xingado com raiva pelos torcedores, mesmo sem ter jogado, de vez que o técnico da Juventus o manteve o tempo todo na reserva.

ÍDOLO – Leonardo Bonucci, 31 anos, 1,91m, jogou nos dois times de Milão. Foi campeão pela Internazionale em 2005-06, mas nada conquistou no Milan, que defendeu em 2017-18, com 2 gols em 51 jogos, voltando a Turim na atual temporada para defender a Juventus, tratada como Velha Senhora, por ser o time mais antigo do país. Só que, em sua primeira passagem pela Juventus, Bonucci ganhou seis campeonatos, entre 2010 e 2017, marcando 21 gols em 319 jogos.

FINAIS – A Itália precisava vencer e Portugal só precisava do empate. Repetindo o padrão da conquista da Eurocopa 2016, quando venceu a França (1 x 0, na prorrogação, em Paris), a seleção do técnico Fernando Santos, 64 anos, soube segurar a Itália, com atuação defensiva primorosa, a começar pelo goleiro Rui Patrício, que joga no modesto inglês Wolverhampton. A Itália não foi capaz de marcar mais de um gol nos últimos sete jogos, o único em fevereiro, no 1 x 0 na Polônia, em Varsóvia. 

FRACASSO – Este é o que os italianos classificam como segundo fracasso da seleção, depois de não conseguir, após 60 anos, a classificação para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Desde a Copa de 1958 – primeira que o Brasil conquistou -, a Itália nunca havia deixado de participar de uma Copa do Mundo. Os observadores reconheceram que o técnico português soube bloquear bem Marco Verrati, meia do PSG, e Jorginho, brasileiro naturalizado, que trocou o Napoli pelo londrino Chelsea – ambos de 26 anos -, criadores das ações ofensivas.

CONSOLO – Os italianos se revoltam com a não classificação de sua seleção para as finais da Liga das Nações e dizem que nem mesmo serve como consolo a eliminação da Alemanha, que já havia fracassado na Copa do Mundo de 2018. Com os 2 x 0 da Holanda, que está voltando com força, sob o comando do técnico Ronald Koeman, os alemães pularam fora. Boa parte admite que a Bélgica, única a vencer todos os jogos, deverá ser finalista e decidir com Portugal.

POUPANDO boa parte dos titulares, os belgas jogam sem compromisso neste domingo (18) com a Suíça, enquanto a Inglaterra jogará com a Croácia, vice-campeã mundial, que vem de boa vitória (3 x 2) sobre a Espanha. Ainda que marcando 12 gols em três jogos, os espanhóis ainda não tiveram exibição convincente desde que Luis Enrique substituiu Julen Lopetegui, demitido pelo Real Madrid.