COM DOIS GOLS do meia colombiano Juan Fernando Quintero, aos 35 e aos 39 do 1º tempo, o Racing venceu de virada (2 x 1) o Corinthians, em quatro minutos, na noite de ontem (31), no estádio El Cilindro, em Buenos Aires, e decidirá a Copa Sul-Americana com o Cruzeiro, dia 30, em Assunção.

O CORINTHIANS abriu o placar logo aos 6 minutos, com Yuri Alberto aproveitando o passe de calcanhar do holandês Memphis Depay e a saída precipitada do goleiro Gabriel Arias, capitão do time, que deixou o gol vazio, mas em pouco tempo cedeu o empate e levou a virada.

ÚNICO ESTRANGEIRO do Racing, o meia colombiano Juan Fernando Quintero, de 31 anos, natural de Medellin, empatou aos 35, convertendo pênalti cometido pelo volante venezuelano José Martinez com o braço esquerdo, e fez a virada aos 39, na saída do goleiro Hugo Souza.

QUINTERO está no Racing desde 30 de julho de 2023, comprado do Junior Barranquilla por 3.600 mil dólares, após jogar no River, campeão da Libertadores de 2018; no italiano Pescara; no Porto, campeão da Taça de Portugal 2013; no francês Rennes e no chinês Shenzen.

O RACING é dirigido pelo ex-zagueiro Gustavo Costas, argentino de 61 anos, campeão da Supercopa Sul-Americana de 1998, e técnico bicampeão peruano no Alianza Lima (2003/2004), campeão paraguaio no Cerro Porteño (2005) e campeão equatoriano de 2006 no Barcelona.

RACING x CRUZEIRO, 6ª final da Copa Sul-Americana em jogo único, será a primeira entre equipes do Brasil e da Argentina, com Cruzeiro e Racing tentando o título inédito. O Athletico Paranaense, único brasileiro duas vezes campeão, venceu a única final brasileira: 2 x 1 no Bragantino (2021).

SEM TÍTULO EM 2024 – não chegou às finais do Campeonato Paulista e eliminado nas semifinais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana -, resta ao Corinthians, 15º no Campeonato Brasileiro, tentar evitar o segundo rebaixamento, 17 anos depois de ter caído para a Série B em 2007.

O CORINTHIANS fechou outubro com outra derrota, a da proibição de inscrever jogadores nas três próximas janelas de transferências, até quitar a dívida de R$4 milhões de reais com o zagueiro paraguaio Fabian Balbuena, atualmente no Dínamo de Moscou. Bicampeão paulista e campeão brasileiro, ele denunciou o Corinthians à Fifa, que determinou a proibição.

Fotos:Divulgação / SudamericanaBR, JUAN MABROMATA / AFP