BRASIL E VENEZUELA fazem na noite desta 5ª feira (12), na Arena Pantanal, em Cuiabá, o 15º confronto de eliminatórias para a Copa do Mundo, com 13 vitórias da seleção brasileira – três por 6 x 0 -, e um 0 x 0, na noite da 4ª feira, 14 de outubro de 2009, diante de 23.740 pagantes, no estádio Pedro Pedrossian, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Nos 14 jogos, o Brasil marcou 49 gols e sofreu 5, e a única derrota para a Venezuela (2 x 0) foi em amistoso.
O 0 x 0 das eliminatórias de 2009, com a seleção brasileira já classificada, decepcionou muito. O zagueiro Miranda, então no São Paulo, deu uma cotovelada no atacante Maldonado, aos 10 minutos do 2º tempo, e foi expulso com cartão vermelho direto pelo árbitro peruano Victor Carrillo. A seleção: Julio Cesar, Maicon, Luisão, Miranda e Filipe Luis (Alex); Gilberto Silva, Lucas Moura, Ramires (Elano) e Kaká; Nilmar e Luis Fabiano (Diego Tardelli). Técnico – Dunga.
BRASIL E ARGENTINA iniciam a 3ª rodada com seis pontos e 100% de aproveitamento, mas o Brasil lidera pelo saldo de gols (6 x 4), de vez que goleou a Bolívia (5 x 1) e venceu o Peru (1 x 0), enquanto a Argentina ganhou do Equador (1 x 0) e venceu a Bolivia (3 x 0). Bom lembrar: o Equador é o único que iniciou as eliminatórias com menos três pontos, punido em novembro de 2022 pelo Tribunal Arbitral do Esporte, pela escalação irregular do lateral-direito Byron Castillo.
O TÉCNICO FERNANDO DINIZ chega ao terceiro jogo como interino. Perguntado após o treino da noite de ontem (11) se a seleção já tem a sua cara, o técnico disse que sim: “A seleção tem a minha cara porque foi competitiva e solidária nos dois primeiros jogos. Nas equipes que dirijo, quero ter sempre jogadores que se aproximem e que gostem de jogar juntos. A sintonia do grupo é perfeita e a prioridade do meu trabalho é que os jogadores se sintam confortáveis”.
A SELEÇÃO INICIA O JOGO da noite de hoje (12) com Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Arana, único de uma equipe brasileira (Atlético Mineiro); Casemiro (c), Bruno Guimarães e Neymar; Rodrygo, Richarlison e Vinicius Junior, que não foi convocado para os dois primeiros jogos porque se recuperava de lesão muscular. O jogo seguinte do Brasil nas eliminatórias será com o Uruguai, 3ª feira (17), no mítico Estádio Centenário, em Montevideu.
BOM DIZER: a Venezuela é o único país da América do Sul que ainda não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo, e a única seleção brasileira que perdeu da Venezuela (2 x 0), foi a do amistoso da 6ª feira, 6 de junho de 2008, no Gillette Stadium, em Boston, capital do estado norte-americano de Massachusetts: Doni, Daniel Alves (Maicon), Henrique, Luisão e Gilberto; Anderson (Rafael Sobis), Gilberto Silva (Josué) e Elano (Mineiro); Robinho, Alexandre Pato (Diego) e Adriano (Luis Fabiano). Foi a terceira derrota do técnico Dunga por 2 x 0, depois de perder do México e de Portugal.
A CBF VIU-SE OBRIGADA a reduzir os preços dos ingressos, com a meia-entrada, porque o Procon de Campo Grande interveio e considerou os valores abusivos, tal como fez o Flamengo no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil com o São Paulo. A lei 12.993, de 2013, determina que pelo menos 40% do total de ingressos sejam com meia-entrada, nos eventos esportivos e culturais, para atender idosos, jovens de baixa renda e estudantes.