O meia Wendel, de 21 anos, que o Fluminense vendeu por 7 milhões e meio de euros ao Sporting de Lisboa, em 2017, foi detido ontem (22), na margem sul do rio Tejo, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), por dirigir na contramão e sem habilitação, o que não só em Portugal, mas em toda a Europa, é considerado “falta muito grave”. Nesta quinta (23), o jogador será ouvido em um Tribunal do Montijo, cidade do distrito de Setúbal, ligada à capital pela ponte Vasco da Gama e pelo transporte fluvial Transtejo. Wendel prestou o primeiro depoimento no posto policial de Alcochete, perto da sede do Sporting.

ANTES DA DECISÃO – A detenção do jogador brasileiro, nascido em 28 de agosto de 97, em Duque de Caxias, segundo maior município do estado do Rio de Janeiro, deixou intranquilo o técnico holandês Marcel Keizer, de 50 anos,  que vê em Wendel um ponto de equilíbrio do rendimento do time do Sporting, que depois de amanhã (25) vai decidir a Taça de Portugal com o FC Porto, no Estádio Nacional do Jamor.

Sporting e Porto ganharam 16 vezes a Taça de Portugal e vão decidir quem passa a ser o segundo maior vencedor depois do Benfica, recordista com 26 títulos. Como é tradicional, o presidente da República, Manuel Rebelo de Souza, de 70 anos, entregará a taça ao capitão campeão, na tribuna de honra do Estádio Nacional do Jamor. A Taça de Portugal é disputada desde 1938-39 e o atual campeão é o Desportivo Aves, que venceu o Sporting na final 2017-2018.

QUATRO TÍTULOS – O técnico carioca Oto Martins Glória – 1917 – 1986 – divide com o técnico português José Maria Pedroto – 1928 – 1985 -, as maiores conquistas da Taça de Portugal. Oto foi campeão três vezes com o Benfica e uma vez com o BelenensesPedroto foi campeão duas vezes com o Porto e outras duas com o BoavistaOto Glória foi o técnico que levou a seleção portuguesa à melhor colocação na história das Copas do Mundo, o terceiro lugar, em 1966, quando Eusébio – 1942 – 2014 – se tornou o único artilheiro do país em uma Copa.

Foto: Getty Images