O ATACANTE PAULINHO, de 22 anos, campeão carioca sub-17 no Vasco, que o vendeu por 20 milhões de euros (R$85 milhões) ao Bayer Leverkusen, em 2017, assumiu a artilharia da Libertadores de 2023, com sete gols, ao marcar os dois da virada do Atlético Mineiro sobre o Athletico Paranaense por 2 x 1, na noite de ontem (23), no Mineirão. Alex Santana fez o gol do Athletico aos 5 minutos do 2º tempo, e os gols de Paulinho foram aos 29, e de cabeça, aos 42 minutos.
COM OS DOIS GOLS, Paulinho superou dois campeões históricos do clube: Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho, do único time do Atlético campeão da Libertadores em 2013. Os seis gols de Diego Tardelli foram marcados na campanha de 2013, e Ronaldinho Gaúcho fez quatro gols em 2013 e um gol em 2014, quando o Atlético foi eliminado nas oitavas de final pelo Nacional de Medellin. Em 2023, Paulinho e Hulk marcaram 63% dos gols do Atlético: 31 em 49 jogos.
PAULO HENRIQUE Sampaio Filho, o Paulinho, carioca de 15 de julho de 2000, teve outra atuação destacada, fazendo gol pelo quarto jogo consecutivo, na quinta vitória seguida: 4 x 0 no Cuiabá, 2 x 0 no Internacional e no Corinthians, 2 x 1 no Coritiba e no Athletico Paranaense. Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020 no Japão e campeão mineiro de 2023, ele está emprestado pelo Bayern Leverkusen, mas o Atlético Mineiro já se mobiliza para tê-lo em definitivo.
O MINEIRÃO SERÁ PEQUENO para Atlético x Palmeiras, no próximo domingo (28), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Atlético é 4º colocado com 13 pontos e pode tirar a vice-liderança do Palmeiras, 15 pontos, único invicto com quatro vitórias e três empates. Na virada da noite de ontem (23), R$823.240,05. 25.119 pagantes. O árbitro colombiano Wilmar Roldan fez nove advertências com cartão amarelo, as do Atlético em Mariano, Pavon, Battaglia e Paulinho.
GOL NOS ACRÉSCIMOS AJUDA O ATLÉTICO
FALTOU POUCO para o Atlético Mineiro perder a vice-liderança do Grupo G. No último jogo da noite de ontem (23), o Libertad, do Paraguai, vencia o Alianza Lima, no Peru, por 2 x 0, gol contra do zagueiro argentino Santiago Garcia e do lateral paraguaio Lorenzo Melgarejo, mas o gol do zagueiro peruano Yordi Vilchez, nos acréscimos, aos 51 minutos, ajudou o Atlético a se manter em 2º lugar.
AO VENCER POR 2 x 1, o Libertad igualou-se ao Atlético, com 6 pontos e duas vitórias, mas perde por 1 gol no saldo. O Atlético marcou 5 e sofreu 4, e o Libertad, 3º colocado, não tem saldo: marcou e sofreu 5 gols, e apenas saiu do último lugar, que ficou com o Alianza Lima, com 4 pontos, após a segunda derrota. Só falta definir, nas duas últimas rodadas, o primeiro lugar do Grupo G, de vez que Athletico Paranaense e Atlético Mineiro estarão nas oitavas de final.
Foto: Superesportes e Ramon Lisboa/EM/D.A Press