O FLAMENGO podia empatar, fez 1 x 0, levou a virada do Olímpia por 3 x 1, com três gols de cabeça, e foi eliminado da Copa Libertadores, com atuação apagada, na noite de ontem (10), diante de 41.300 torcedores, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Desde a goleada de 5 x 0 do Independiente Del Valle, em 17 de setembro de 2020, no Equador, a pior derrota do Flamengo, que não sofria três gols de cabeça. Foi uma despedida melancólica do campeão de 2022.

O FLAMENGO abriu o placar logo aos 8 minutos, com Bruno Henrique desviando a falta que sofreu de Ortiz, bem cobrada por Arrascaeta, dos poucos, entre as grandes figuras do time, a se salvar de uma noite muito ruim. O Olimpia empatou aos 12, com a cabeçada de Ivan Torres, no meio do gol, após cruzamento de canhota de Walter Gonzalez. O técnico Jorge Sampaoli foi expulso aos 44 minutos, depois do 2º cartão amarelo, ao reclamar de um lateral.

O OLÍMPIA voltou bem melhor do intervalo e iniciou a virada com o gol de cabeça do meia Ortiz, após escanteio da esquerda do lateral Zabala, aos 21 minutos, e conseguiu a classificação aos 35, com o gol de cabeça de Facundo Bruera, após outro escanteio da esquerda do lateral Zabala. Os zagueiros Fabricio Bruno e David Luiz não se anteciparam para o corte nas duas cobranças de escanteio, e o goleiro Mateus Cunha saltou com atraso.

COM A 30ª ESCALAÇÃO diferente, desde que Sampaoli assumiu, o Flamengo foi eliminado com Mateus Cunha, Wesley, Fabricio Bruno, David Luiz e Filipe Luis (Ayrton Lucas); Tiago Maia (Luis Araújo), Gerson (Alan), Everton Ribeiro (Victor Hugo) e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel, entre os mais apagados da noite, sem sequer uma finalização. O Flamengo volta ao Maracanã, domingo (13), para o último jogo do turno do Campeonato Brasileiro com o São Paulo.

O OLÍMPIA se classificou para as quartas de final depois de 11 anos: Juan Espinoza, Alejandro Silva (Salazar), Romaña, Gamarra e Zabala; Cardozo, Gomez (Montenegro) e Ortiz; Torres (Barreto), Gonzalez (Bruera) e Fernandez (Martinez). Penúltimo do campeonato paraguaio, o Olímpia, do técnico Francisco Arce, não fez nem 10% do investimento do Flamengo, entre os que mais gastaram para tentar ganhar a Libertadores pela quarta vez.

O ÁRBITRO Wilmar Roldan, colombiano de 43 anos, aplicou nove cartões amarelos em Ortiz, Romaña, Zabala e Alejandro Silva, e em Wesley, Filipe Luis, Gabriel e Luis Araújo, além de expulsar o técnico Jorge Sampaoli, aos 44 do 1º tempo, após a segunda advertência com cartão amarelo. O Flamengo pode minimizar a situação na próxima 4ª (23), no Maracanã, com a conquista da Copa do Brasil, ainda que perca por um gol para o Grêmio, depois de fazer 2 x 0 em Porto Alegre.

AS QUARTAS DE FINAL DA LIBERTADORES

DEPORTIVO PEREIRA x PALMEIRAS, com o segundo jogo em São Paulo.

INTERNACIONAL x BOLÍVAR, com o primeiro jogo em Porto Alegre.

BOCA x RACING, que disputará o segundo jogo em seu Estádio El Cilindro.

FLUMINENSE x OLÍMPIA, que fará o segundo jogo no Paraguai.

OS JOGOS DE IDA SERÃO DIA 23, E OS DE VOLTA, DIA 30.

Foto: AFP e Terra