Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Depois do empate (2 x 2) do Internacional com o Santos, na noite desta segunda (22), na Arena Beira Rio, em Porto Alegre, o Flamengo reassumiu a liderança com 58 pontos, e pode ficar só a um ponto do líder Palmeiras (62), se ganhar o jogo do próximo sábado (27). O Maracanã será pequeno para o jogão do líder e vice-líder. O Internacional é terceiro com 57 e o Santos, que tentava a quarta vitória consecutiva, continua em sétimo com 43 pontos.
EMPATE JUSTO – Internacional e Santos fizeram bom jogo e o empate (2 x 2) foi justo. O Internacional saiu em vantagem para o intervalo, com o gol de Leandro Damião, aos 43. O meia Edenilson encobriu o goleiro Vanderlei, que ainda chegou a tocar na bola, e o zagueiro Luis Felipe rebateu de canhota sobre a linha de gol, mas Leandro Damião, na pequena área, completou de cabeça no meio do gol vazio. Foi o gol 126 de Leandro Damião, décimo segundo artilheiro da história do Internacional. R$1.082.715,00. 39.136 pagantes.
ARTILHEIRO – Gabriel fez o gol de empate do Santos logo aos 5 do segundo tempo, com chute de curva de canhota. A bola passou pelo goleiro Marcelo Lomba e ainda tocou na trave direita antes de entrar. Foi o décimo quinto gol que marcou, isolando-se na artilharia do Brasileirão 2018 com 15. Gabriel está a três gols de se igualar a Henrique Dourado – então no Fluminense – e Jô – ex-Corinthians, agora na China -, artilheiros do campeonato de 2017 com 18 gols.
MUITA DEMORA – O jogo ficou seis minutos paralisado, devido ao gol bem anulado de Leandro Damião, em impedimento. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro, da Federação Mineira e da Fifa, primeiro ouviu o assistente, que confirmou o impedimento, e depois o árbitro que fica na linha de fundo. Por último, conversou com o quarto e o quinto árbitros, só então confirmando a anulação do gol. O impedimento foi muito claro e a decisão demorada da arbitragem, sem o auxílio do árbitro de video, correta.
FULMINANTE – Após o recomeço do jogo, depois de seis minutos, o Internacional fez 2 x 1 em contra-ataque fulminante, com três toques na bola: Edenilson arrancou do próprio campo e passou a bola para o meia uruguaio Nico Lopez, que cruzou rasteiro na área. O meia Patrick completou de pé esquerdo, aos 26, marcando seu oitavo gol no ano. Seu último gol havia sido o da vitória (1 x 0) sobre o Bahia, em 22 de agosto, na vigésima rodada, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
ERRO DE TRÊS – No lance do segundo gol do Santos, aos 33, houve falha de três do Internacional, após o goleiro Marcelo Lomba rebater curto, na pequena área, o chute forte de Gabriel. O lateral Fabiano e o goleiro ficaram indecisos e acabaram se atrapalhando mais ainda com a chegada do volante Rodrigo Moledo. A bola bateu em Fabiano e entrou, em autêntico gol contra, embora Gabriel tenha comemorado intensamente, até deitando em campo, como se fosse o autor.
ÚNICO INVICTO – Foi o quarto empate do Internacional em Porto Alegre, após três 0 x 0 com Cruzeiro, Sport e Palmeiras. O time perdeu a vice-liderança, mas continua como único invicto jogando em casa, com 11 vitórias e 4 empates. O Inter ainda terá mais quatro jogos na Arena Beira Rio, com Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, América Mineiro e Fluminense. Fora de casa, o próximo jogo será sexta (26), em São Januário, com o Vasco, e depois com Ceará, Botafogo e Paraná (última rodada).
Foto: Reprodução / globoesporte.globo.com
TITE PRESENTE – O técnico da seleção brasileira assistiu Internacional 2 x 2 Santos. Durante os seis minutos de paralisação, enquanto o árbitro conversava com seus assistentes, Tite não escondeu a preocupação em torno da decisão final, que os torcedores do Internacional vaiaram ao ser anulado o gol de Leandro Damião. Reafirmo a opinião de que o gol foi bem anulado porque a posição de impedimento do atacante foi bastante clara. Tite saiu do estádio sem dar entrevista.
HOMENAGEM – Antes do jogo, o Internacional homenageou o volante Rodrigo Dourado, que completou 200 jogos esta noite. Ele ganhou a camisa 200 e uma moldura oferecida pelo presidente do clube. O Internacional caiu para o terceiro lugar e ficou mais distante do título. Depois do bi em 75-76, a última vez que ganhou foi em 1979, quando se tornou o único campeão invicto da história do Campeonato Brasileiro.
QUINTO FORA – O Santos não conseguiu a quarta vitória consecutiva no Brasileirão 2018, depois de três 1 x 0 no Atlético Paranaense, Vitória e Corinthians, e ficou em seu quinto empate como visitante, após 1 x 1 com Corinthians e Ceará, e 0 x 0 com Chapecoense e Botafogo. Como visitante, o Santos ganhou 4 jogos, sem sofrer gol, e perdeu 6 jogos, sem fazer gol em 5. O próximo jogo, sábado (27), será com o Fluminense, na Vila Belmiro.