O Flamengo tentou desde o início, mas só conseguiu furar a retranca do CSA depois de muito sofrimento para fazer os dois gols de cabeça no segundo tempo. Muito vaiado pelos quase 40 mil torcedores no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o atacante Vitinho sentiu-se aliviado ao abrir o placar aos 21, quando completou de cabeça a boa jogada de Everton Ribeiro. Dez minutos depois, Gabriel também usou a cabeça para o segundo gol, aos 31, após rebatida do goleiro. R$2.949.665,00. 37.673 pagantes.

GOLEIRO EVITOU – O goleiro Jordi, emprestado pelo Vasco, evitou que o CSA levasse uma goleada. Ele fez seis defesas daquelas consideradas impossíveis. O time alagoano reforçou o sistema defensivo, ocupou bem os espaços e o Flamengo, também por conta da pouca inspiração dos atacantes, não soube sair da marcação, muito menos finalizar. Os dois gols, em curto espaço de tempo, deram alívio ao time, dirigido pela última vez pelo interino Marcelo Sales.

SEIS MINUTOS – Foi o recorde de tempo que um árbitro levou para fazer a revisão de um lance de pênalti. Douglas Marques das Flores, 33 anos, paulista de Rancharia, a 520 km da capital, teve boa estreia no Brasileirão 2019. Foi criterioso ao rever o toque do apoiador Willian Arão, logo aos seis minutos. A bola bateu no braço de Arão e ele acertou em não marcar o pênalti. Douglas apitou em janeiro a final da Copa São Paulo de juniores em que o São Paulo venceu o Vasco nos pênaltis.

FLAMENGO – Cesar, Rodinei (João Lucas), Thuler, Rodrigo Caio e Renê; Piris da Mota, Willian Arão, Everton Ribeiro e Vitinho; Bruno Henrique (Lincoln) e Gabriel (Berrío). Com a quinta vitória – primeira em nove jogos como visitante -, o Flamengo soma 17 pontos e sobe ao terceiro lugar, que só perderá se o Atlético Mineiro, com 15, vencer o São Paulo hoje (13), em Belo Horizonte.

CSA – Jordi, Celsinho, Gerson, Leandro Souza e Carlinhos; Nilton (Patrick Fabiano), Apodi (Maranhão), Didira e Jonathan Gomez; Victor (Gerson Junior) e Cassiano. O técnico carioca Marcelo Cabo viu seu time sofrer apenas a segunda derrota tendo o mando de campo, após levar a virada (2 x 1) do Botafogo, domingo (9), em Maceió. O CSA, com seis pontos, pode cair para o penúltimo lugar, se o Vasco, também com seis pontos, ao menos empatar hoje (13), em São Januário, com o Ceará.

TRÊS CARTÕES – Os advertidos do CSA, Leandro Souza e Didira, e o único do Flamengo, Gabriel, pela demora em deixar o campo ao ser substituído pelo colombiano OrlandoBerrío, aos 42 do segundo tempo.