Reprodução

O Flamengo venceu o Ajax (4 x 3 nos pênaltis), depois de 2 x 2 no tempo normal, na noite de ontem (10), e decide amanhã (12) a Copa Flórida, no Orlando Stadium, com o Eintracht Frankfurt, que ganhou (2 x 1) do São Paulo. O destaque foi Diego Alves, que livrou o time de goleada no segundo tempo, nem parecendo que estava sem jogar desde 26 de setembro, quando o Flamengo foi eliminado pelo Corinthians na semifinal da Copa do Brasil de 2018.

OS QUATRO GOLS – O Ajax esteve sempre em vantagem no placar, desde que fez 1 x 0 aos 16 minutos, com o gol do atacante Jan Huntelaar, o mais velho do time – holandês, 35 anos, 1,86m -, de pé direito, rasteiro, no canto direito. O Flamengo empatou, dois minutos depois, com o gol do colombiano Fernando Uribe, da entrada da área, aos 18, encobrindo o goleiro Konstantinos Lamprou, grego de Atenas, 27 anos, 1,76m, que estava adiantado. Um gol de alta categoria de Uribe.

O Ajax fez 2 x 1 aos 33, após envolver a defesa do Flamengo com cinco preciosos toques de bola. O canhoto Zakaria Labyad, marroquino, 25 anos, finalizou à esquerda, sem chance para Diego Alves, que saltou, mas não chegou na bola. Antes da saída para o intervalo, o Flamengo empatou com o segundo gol de Uribe, que aproveitou a rebatida do goleiro, após chute forte, rasteiro, de Diego, da entrada da área.

DIEGO ALVES BRILHOU – O Ajax dominou quase todo o segundo tempo, em que seu goleiro não fez uma única defesa difícil. Quem brilhou mesmo na volta do intervalo foi Diego Alves, que livrou o Flamengo de uma goleada, com quatro defesas notáveis. O Ajax foi bem mais presente, envolvendo o Flamengo com um toque de bola preciso, ocupando bem os espaços e desarmando praticamente todas as tentativas de contra-ataques rubro-negros. Belo retorno do goleiro!

4 x 2 NOS PÊNALTIS – Labyad, do Ajax, foi o primeiro a bater. A bola ainda tocou na trave direita antes de entrar. O volante Piris da Motta, paraguaio de 24 anos, converteu a primeira cobrança do Flamengo. O atacante burquino Bertrand Traoré converteu o segundo pênalti do Ajax. O lateral Rodinei empatou. O atacante holandês Mees De Wit, 20 anos, converteu o terceiro (e último) pênalti do Ajax. O lateral peruano Trauco empatou (3 x 3).

O primeiro pênalti que o Ajax perdeu foi o que o zagueiro holandês Joel Veltman, 26 anos, 1,82m, bateu na trave direita. A quarta cobrança que o Flamengo converteu foi a do atacante colombiano Orlando Berrío. Na última, o zagueiro argentino Lisandro Magallán, 25 anos, 1,81m, ex-Boca, isolou ao bater de pé direito por cima do travessão. Magallán está em sua primeira temporada no Ajax.

ESCALAÇÃO – O Flamengo iniciou com Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rhodolfo e Renê; Cuellar, Arão, Everton Ribeiro e Diego (cap); Uribe e Vitinho. O goleiro reserva Cesar, que terminou 2018 como titular, depois que o técnico Dorival Júnior afastou Diego Alves, foi o único que não entrou no primeiro jogo de 2019 do Flamengo. 

MUDANÇAS – O time do segundo tempo: Diego Alves, Rodinei, Léo Duarte (Dantas, aos 17), Rodrigo Caio e Trauco; Cuellar (Ronaldo, aos 17), Piris da Motta, Everton Ribeiro (Tiago Santos, aos 15 e depois Vítor Gabriel, aos 43) e Jean Lucas; Orlando Berrío e Henrique Dourado. BOA ESTREIA – O zagueiro Rodrigo Caio, ex-São Paulo, primeiro contratado do Flamengo em 2019, fez boa estreia, ao substituir Rhodolfo no intervalo. Teve poucas chances de avançar e em dois escanteios a zaga do Ajax não permitiu que finalizasse. 

APAGADO – Henrique Dourado, que terminou 2018 na reserva, começou 2019 apagado, ao entrar no intervalo no lugar de Uribe. O atacante não teve sequer uma chance de gol: foi amplamente dominado pela boa marcação do Ajax.QUATRO CARTÕES – O árbitro Esteban Rossano, da Liga dos Estados Unidos, teve atuação tranquila e só advertiu quatro jogadores com cartões amarelos no segundo tempo: Joel Veltman, que puxou Jean Lucas pelo braço no grande círculo, impedindo o contra-ataque do Flamengo, aos 24; Pires da Motta, que puxou Lang pela camisa, aos 36; Jean Lucas, aos 46, por pisar no pé de Mees De Wit, que recebeu o último amarelo, aos 47 minutos, por falta em Jean Lucas.

SÃO PAULO PERDE DO EINTRACHT FRANKFURT


Crédito: Rubens chiri / São Paulo FC

No outro jogo da noite de ontem (10) pela Copa Flórida, o São Paulo perdeu (2 x 1) para o Eintracht Frankfurt, sexto colocado do Campeonato Alemão 2018-2019, no Al Lang Stadium, no condado de Pinellas, em São Petersburgo, a única cidade do estado da Flórida onde há sol o ano inteiro, daí ser chamada de The Sunshine City – A cidade da luz do sol. O Eintracht saiu para o intervalo em vantagem, com o gol do atacante Rebic, convertendo o pênalti do lateral Bruno Peres no meia Willens, aos 9 minutos.

No segundo tempo, com outra formação, o São Paulo melhorou e conseguiu o empate com o gol de Nenê, aos 10 minutos, após jogada bem trabalhada pelo meia Liziero e com assistência de Diego Souza. Mas o time alemão retomou o controle e ganhou o jogo aos 18, com o gol contra do estreante lateral-direito Igor Vinícius, ao desviar o cruzamento do ponta Jovic, que aos 45 ainda sofreu pênalti de Léo, ignorado pelo árbitro.

O técnico André Jardine escalou no primeiro tempo Tiago Volpi, Bruno Peres, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Hernanes (cap); Helinho, Pablo e Everton. Na volta do intervalo, o time foi Jean, Igor Vinicius, Bruno Alves, Lucas e Léo; William, Araruna e Liziero; Nenê (cap), Diego Souza e Everton Felipe.

O São Paulo disputará o terceiro lugar da Copa Flórida, amanhã (sábado, 12), no Orlando Stadium, com o Ajax, derrotado pelo Flamengo, que vai decidir o torneio com o Eintracht Frankfurt.