Os times da histórica primeira final da Libertadores em jogo único e estádio neutro, chegam nesta quarta (20) a Lima e vão encontrar divisão entre os torcedores peruanos: os do Alianza, admiradores de Paolo Guerrero, torcerão pelo Flamengo, ex-clube do atacante, e outros preferem o River, pela camisa, com faixa diagonal vermelha, igual à da seleção do Peru. O jogo será no Estádio Monumental do clube Universitário.

CT DA SELEÇÃO – Os treinos de amanhã (21) e sexta (22) do Flamengo, em Lima, serão no CT da seleção peruana, que passou por boa reforma e tem gramado replantado recente. A pedido do clube, serão colocados vários tapumes, impedindo observações, além de barreiras que serão colocadas, um km antes do acesso.

NO ALIANZA – Os treinos de amanhã (21) e sexta (22) do River serão realizados no CT do Alianza, clube mais popular do futebol peruano. O último treino em Buenos Aires será nesta quarta (20) e depois do almoço a delegação viaja para a capital peruana. A revisão final dos médicos do River liberou todos os jogadores para a grande final de sábado (23).

PRESTÍGIO – Capitão da seleção desde julho de 2016, Guerrero é o jogador com mais prestígio entre os torcedores. Formado na base do Alianza em 92, o atacante só se tornou profissional em 2002 no Bayern de Munique – 13 gols em 45 jogos – onde jogou até 2006, quando saiu para o Hamburgo, até 2012, com 51 gols em 183 jogos.

GOL HISTÓRICO – Paolo Guerrero marcou o gol do título mundial que o Corinthians ganhou (1 x 0) na final com o Chelsea, em 2012, no Japão. Depois de 54 gols em 130 jogos, ele saiu para o Flamengo, que defendeu entre 2015 e 2018 – 43 gols em 115 jogos -, antes de sair para o Internacional. Bom lembrar: em 2015, Guerrero foi o primeiro peruano a entrar na lista de 40 nomes para concorrer à Bola de Ouro da FIFA.

TROCA NO VAR – O árbitro peruano Diego Haro, escalado como terceiro auxiliar do VAR, foi substituído por Victor Carrillo, também peruano. O uruguaio Esteban Estojich entrou no lugar de Diego Haro, afastado pela Conmebol, por entrevista à Rádio Mitre, de Buenos Aires, analisando Flamengo x River. Além de afastado, será advertido.