O FLUMINENSE subiu duas posições ao vencer o Internacional por 2 x 0, gols de Cano e Martinelli no 1º tempo, na tarde deste domingo (9), no Maracanã, fechou a 14ª rodada em 4º lugar com 24 pontos e valorizou o Fla-Flu do próximo domingo (16), no chamado jogo de seis pontos, porque o Flamengo voltou à vice-liderança com 26 pontos, após a derrota do Grêmio para o Botafogo (2 x 0). O Grêmio caiu para 3º pelo melhor saldo de gols do Flamengo (9 a 4).

O FLUMINENSE teve amplo domínio e decidiu no 1º tempo. Com seu 27º gol na temporada, Cano abriu o placar aos 25, desviando chute cruzado de Samuel Xavier, e Martinelli marcou o 2º gol, de cabeça, aos 40 minutos, após escanteio da direita cobrado por Marcelo de pé esquerdo. O lateral provocou o escanteio, com chute forte de pé direito da meia-lua da área, que o goleiro Jhon Victor saltou e desviou com a mão esquerda, quando a bola ia entrar no ângulo esquerdo.

O FLUMINENSE é o 4º colocado com 24 pontos, por ter mais uma vitória (7 a 6), que o Palmeiras (5º) e o Bragantino (6º), ambos também com 24 pontos. O empate sem gol em Bragança Paulista, primeiro 0 x 0 do Bragantino, segundo do São Paulo, foi bom para o Fluminense, que fará três dos quatro próximos jogos no Maracanã, com Flamengo, Santos e Palmeiras, saindo só para o jogo com o Coritiba, na 16ª rodada, 2ª feira (24), no Estádio Couto Pereira.

O FLUMINENSE quebrou a série de 10 jogos sem derrota do Internacional, sendo sete no Campeonato Brasileiro, desde a 7ª rodada, quando perdeu o Grenal por 3 x 1, no domingo, 21 de maio, na Arena Grêmio. O Inter havia vencido América Mineiro e Vasco (2 x 1), Bahia (2 x 0), Coritiba (1 x 0), e empatado com Cruzeiro (0 x 0) e Santos (1 x 1). O Fluminense impôs ao Inter a 5ª derrota, 4ª por 2 x 0, como já haviam feito São Paulo, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro.

O FLUMINENSE DIVIDE com o Fortaleza a hona de mandante invicto, com a quinta vitória, terceira por 2 x 0, e os empates em 1 x 1 com Vasco e Atlético Mineiro, após o Grêmio perder a invencibilidade em casa para o Botafogo por 2 x 0, depois de cinco vitórias e dois empates. O Fluminense terá o mando de campo no Fla-Flu do próximo domingo (16), em que contará com a volta de Jhon Arias, após suspensão, mas não terá Keno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

FLUMINENSE 2 x 0 INTERNACIONAL registrou R$1.321.750,00. 31.866 pagantes, 34.166 presentes no Maracanã, em tarde em que o técnico Fernando Diniz foi vaiado, ao aparecer na escalação no telão, pelos que não concordam em que dirija o time e a seleção. Após a vitória, Diniz tentou minimizar e foi aplaudir os torcedores, mas ainda assim não deixou de ouvir vaias e protesto, o que já havia acontecido, pela manhã, na sede do clube.

TORCEDORES levaram cartazes à sede da Rua Alvaro Chaves 41, nas Laranjeiras, protestando contra o presidente Mario Bittencourt pela cessão do técnico Fernando Diniz à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como interino da seleção. “Nas boas aparece, nas más se esconde” – mostrava um dos cartazes. Revoltados com a divisão do técnico entre o clube e a seleção, a partir de setembro, os torcedores estamparam em outro cartaz: “Faz o torcedor de otário”.

O FLUMINENSE dos 2 x 0 no Internacional: Fábio, Samuel Xavier, Nino (c), Felipe Melo (David Braz) e Marcelo, que reapareceu bem; André, Martinelli e Lima; Keno, Cano e Lelê (Kennedy). Antes do jogo, Richarlison ganhou a camisa 9 personalizada e acenou aos torcedores. Ele saiu do Fluminense, após 68 jogos e 19 gols, em 2017, para a Inglaterra, onde fez a melhor campanha no Everton, de Liverpool, com 53 gols em 153 jogos, entre 2018 e 2022, mas em 2022-23 não se saiu bem no Tottenham, de Londres, com 3 gols em 35 jogos, a maioria na reserva.

                       FORTALEZA, INVICTO NA ARENA CASTELÃO

COM O GOL DE PIKACHU, aos 40 do 2º tempo, três minutos após substituir o argentino Lucero, o Fortaleza venceu o Athletico Paranaense por 1 x 0, na noite deste domingo (9), mantendo-se invicto na Arena Castelão com a 4ª vitória e 3 empates. O técnico argentino Juan Pablo Vojvoda promoveu a estreia de Marinho, ex-Santos e Flamengo, que formou o ataque com os argentinos Lucero e Pochettino. O Fortaleza subiu 4 posições: 7º, 26 pontos, após a 6ª vitória. Fortaleza e Fluminense são os únicos que ainda não perderam em casa.

O ATHLETICO PARANAENSE poupou vários titulares para o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, 4ª feira (12), na Arena da Baixada, com o Flamengo, em que precisa vencer por dois gols, ou por um, para decidir nos pênaltis, depois de levar a virada (2 x 1), no Maracanã. Ainda assim o time rendeu bem, mas o Fortaleza mereceu a vitória. O Athletico caiu duas posições: 11º e sem saldo de gols (18 a 18).

                   PATO VOLTA NO ÚNICO 0 x 0 DA RODADA

BRAGANTINO E SÃO PAULO ficaram no único 0 x 0 da 14ª rodada, 8º da Série A de 2023, primeiro do Bragantino, segundo do São Paulo, que poupou os titulares para o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil com o Palmeiras, 4ª feira (12), no Allianz Parque, onde se classifica com o empate, após ganhar por 1 x 0 no Morumbi. O meia Alexandre Pato, de 33 anos, voltou ao São Paulo, após três anos no Orlando City, da Liga dos Estados Unidos. Ele substituiu David, aos 34 do 2º tempo: “Estou feliz em voltar a vestir a camisa do clube do meu coração”.

O TÉCNICO DORIVAL JUNIOR justificou ter poupado os titulares, não só devido à maratona, que os têm submetido a acentuado desgaste fisico, mas também porque o São Paulo tenta o título inédito da Copa do Brasil. O São Paulo é 8º com 22 pontos, ainda sem vitória como visitante; o Bragantino, do técnico português Pedro Caixinha, que teve mais chances de gol, principalmente na volta do intervalo, é 6º com 24 pontos após o 6º empate e o sétimo jogo sem derrota.

Fotos: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC e Divulgação