MESMO GANHANDO O JOGO DE IDA e com a vantagem de poder perder por um gol, o Fluminense está atento a possíveis manobras, que possam prejudicá-lo no jogo de volta com o Olímpia, na próxima 4ª feira (16), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Por isso, sem perda de tempo, enviou queixas à Conmebol, horas depois dos 3 x 1 sobre o Olímpia.

COM TERMOS ELEGANTES, próprios de sua tradição histórica, o Fluminense destacou na mensagem à Confederação Sul-Americana de Futebol, três itens que considera importantes: 1 – As faltas violentas, algumas maldosas; 2 – A prática do antijogo, retendo a bola para retardar a sequência. 3 – O tempo curto de desconto para compensar o tempo de bola parada.

O FLUMINENSE observou essas falhas do árbitro argentino Facundo Tello no jogo em que venceu o Olímpia por 3 x 1, antes mesmo de saber da escala do árbitro chileno Roberto Tobar para o jogo de volta no Paraguai. Tobar tem fama de árbitro caseiro e consta de sua ficha a suspensão de oito meses, em 2012, por envolvimento no escândalo de resultados de jogos.

DO PONTO DE VISTA técnico, o ex-árbitro paulista Wilson Seneme, de 51 anos, presidente da comissão de arbitragem sul-americana desde 2016, coloca o árbitro chileno entre os melhores do continente. Roberto Tobar, de 43 anos, engenheiro da área de informática, é da FIFA desde 2013, e apitou em 2019 as finais da Libertadores Flamengo 2 x 1 River e da Copa América Brasil 3 x 1 Peru.

O FLUMINENSE precisa estar atento às manobras influentes. Alejandro Dominguez, de 50 anos, 12º presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, desde janeiro de 2016, é fanático pelo Olímpia. Foi vice-presidente do Conselho de Administração em 95-96 e vice-presidente geral de 2004 a 2006, quando seu pai Oswaldo Dominguez foi duas vezes presidente do clube.

O ATACANTE LUIZ HENRIQUE foi reavaliado um dia depois de ter feito o gol mais bonito dos 3 x 1 no Olímpia e se sentiu aliviado. O exame de imagem foi normal, e como a maioria dos titulares, ele será poupado do jogo de amanhã (12), com o Boavista. O técnico Abel Braga define a escalação no treino desta 6ª feira, antes da viagem para Bacaxá, a 180 km do Rio.

Foto: Lance!