Foto: site Oficial do Fluminense

O Fluminense se classificou pela primeira vez para a semifinal da Copa Sul-Americana, ao vencer (1 x 0) o Nacional do Uruguai, na noite desta última quarta (31) de outubro, no Parque Central, em Montevidéu. O gol foi do atacante Luciano, logo aos três minutos do segundo tempo, depois de receber assistência de Sornoza e passar pelo goleiro Conde antes de marcar. Nos minutos finais o Fluminense suportou a pressão e garantiu a vaga que vinha tentando nos últimos nove anos.

COM ATLÉTICO – O Fluminense fará a semifinal com o Atlético Paranaense, que no outro jogo da noite de ontem (31) eliminou o Bahia (4 x 1) nos pênaltis.

TRÊS VEZES – O Fluminense perdeu a vaga nas semifinais três vezes, a primeira em 2009 e a última em 2017, depois de fazer 3 x 1 no Flamengo, mas cedeu o empate, que classificou o adversário. O 1 x 1 na semana passada, no estádio Nilton Santos, com o Fluminense também cedendo o empate no final, obrigava o time a vencer no jogo de volta da noite desta quarta (31) e o time teve determinação para conseguir e manter o resultado, mesmo sofrendo muita pressão nos minutos finais.

Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

SEMIFINALISTAS – Julio Cesar, Jadson, Ibañez, Gum, Digão e Airton Lucas; Airton (Paulo Ricardo, aos 38), Richard e Sornoza; Everaldo (Júnior Dutra, aos 38) e Luciano (Marcos Júnior, aos 42). Todas as substituições feitas pelo técnico Marcelo Oliveira foram no segundo tempo, quando o Fluminense se apresentou melhor, depois de muito inseguro no primeiro tempo. Detalheo gol sofrido pelo Nacional foi o primeiro, em Montevidéu, em oito jogos internacionais em 2018.

SEXTO TIME – O Fluminense é o sexto time da carreira do atacante Luciano, 25 anos, canhoto, 1,80m, nascido em Anápolis (Goiás) e revelado no Atlético Goianiense. Ele jogou também no Avaí, Corinthians – ainda com 25% de seus direitos econômicos -, Leganés (Espanha) e Panathinaikos (Grécia). Luciano considera sua melhor atuação a de 21/8/14, na Arena Corinthians, onde marcou três gols em onze minutos, nos 5 x 2 do Corinthians sobre o Goiás. No Fluminense, o quinto gol em 15 jogos.

DOIS MILHÕES – O Fluminense já garantiu, com a classificação para a semifinal, o prêmio de 550 mil dólares (R$2 milhões), sendo que nas fases anteriores da Sul-Americana já recebeu R$5 milhões. O time ganhou ainda mais motivação para o clássico das 17 horas de sábado (3), no Maracanã, em que a vitória sobre o Vasco pode levá-lo a pelo menos manter o décimo lugar, de vez que Cruzeiro e Atlético Paranaense têm vantagem no saldo de gols.