CINCO ANOS APÓS A ÚLTIMA CONQUISTA, o Fluminense pode erguer pela 13ª vez a Taça Guanabara, se vencer o Resende, neste primeiro sábado (5) de março, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Campeão das mais recentes, em 2012 e 2017, o vitorioso técnico carioca Abel Braga pode ganhar a Taça Guanabara pela terceira vez nos últimos 10 anos.
A DECISÃO DA TAÇA GUANABARA que o Fluminense ganhou no Fla-Flu do domingo, 5 de março de 2017, no estádio Nilton Santos, foi das mais emocionantes. Depois de 3 x 3, gols de Wellington Silva, Henrique Dourado e Lucas, e Arão, Everton e Guerrero para o Flamengo, o Fluminense venceu nos pênaltis por 4 x 3, com a última cobrança convertida por Marcos Junior.
O FLA-FLU DA FINAL DA TAÇA GUANABARA de 2017 teve 27.549 pagantes e transcorreu em um dos climas mais tranquilos das últimas decisões. Os campeões: Julio Cesar, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Leo; Pierre, Orejuela e Sornoza (Marquinho); Richarlison, Henrique Dourado (Marcos Junior) e Wellington Silva (Calazans). Técnico – Abel Braga.
COM 10 VITÓRIAS CONSECUTIVAS EM 2022, O FLUMINENSE, se vencer o Resende, ficará a duas vitórias de igualar seu próprio recorde de 13 vitórias, conseguido no distante 1919. Naquele ano, o Fluminense ganhou 17 jogos, teve saldo de 48 gols e o artilheiro Welfare, com 22. Foi o ano do 2º tri, em 14 campeonatos desde 1906, quando o Fluminense foi o 1º campeão carioca.
O FLUMINENSE BATEU O RECORDE DE 13 VITÓRIAS CONSECUTIVAS, inédito no futebol carioca, após sofrer a única derrota na 5ª rodada – 2 x 0 para o São Cristóvão -, e engatou mais quatro vitórias no turno e nove no returno do Campeonato Carioca de 1919, disputado por 10 times, todos contra todos. O técnico era o uruguaio Ramon Platero.
FOI NESSE PRIMEIRO TRICAMPEONATO, que o Fluminense consolidou o mineiro Marcos Carneiro de Mendonça como o primeiro de seus goleiros notáveis. Na sequência, o paulista Batatais, tricampeão 36-37-38 e bicampeão 40-41, seguido do carioca Carlos Castilho, campeão em 51 e 59 e recordista com 698 jogos com a camisa do Fluminense, seu único time no Rio.
TODOS, GOLEIROS CAMPEÕES COM A SELEÇÃO, sendo o paulista Félix, campeão em 69-71-73-75-76, o único da história do Fluminense, campeão do mundo como titular, em todos os jogos da Copa de 70. O ciclo de goleiros notáveis, da maior escola de goleiros do futebol brasileiro, teve também o paraense Paulo Victor, tricampeão 83-84-85 e campeão brasileiro de 84.
O JOGO COM O RESENDE foi antecipado para hoje (5), porque o Fluminense faria o primeiro jogo com o Olímpia, 3ª feira (8), que pediu adiamento para 4ª (9), em virtude do jogo com o Tacuary, pela 5ª rodada do Campeonato Paraguaio, na noite de amanhã (6). O Olímpia é 5º, com menos 7 pontos que o líder Cerro Porteño, seu adversário do domingo seguinte (13).
RESENDE E FLUMINENSE farão o 13º confronto hoje (5), com o retrospecto mostrando vantagem de seis vitórias do Fluminense (8 a 2) e 2 empates. Quinto, com 12 pontos, o Resende venceu o Boavista (4 x 2), o Volta Redonda (2 x 1) e empatou com o Flamengo (2 x 2), e está a 4 pontos do Botafogo, que completa a rodada 2ª feira (7), com o Volta Redonda.
A ENTREGA DA TAÇA GUANABARA, em caso de vitória do Fluminense, chegou a ficar sob ameaça, após a procuradoria-geral denunciar o clube, por gestos homofóbicos de torcedores, que teriam chamado o atacante Gabriel de macaco, depois do Fla-Flu. Entretanto, a presidente do Tribunal de Justiça Desportiva indeferiu o pedido na tarde de ontem (4).
A DOUTORA RENATA MANSUR FERNANDES é a primeira mulher a presidir um Tribunal de Justiça Desportiva do Brasil, eleita por aclamação e empossada em 16 de julho de 2020. Ela iniciou em 1999 no vôlei e em 2008 passou a integrar o TJD do futebol. Graduada em Direito e pós-graduada em Responsabilidade Civil, decide sempre com inteligência e equilíbrio.
O TÉCNICO ABEL BRAGA não antecipou a escalação, mas a tendência é que poupe os titulares. Além da vaga na fase de grupos, com sorteio dia 23 e jogos a partir de 5 de abril, Fluminense e Olímpia disputam prêmio de R$15 milhões. Situação idêntica de América e Barcelona, que jogarão 3ª (8), em Minas, e dia 15 no Equador. Os eliminados irão para a fase de grupos da Copa Sul-Americana e ganharão R$4.500 mil.
Foto: Yahoo Esportes