A TRÊS DIAS DO 1º JOGO do mata-mata das oitavas de final da Libertadores com o Argentinos Juniors, 3ª feira (1), em Buenos Aires, o Fluminense poupará titulares e escalará time misto no jogo da tarde de hoje (29) com o Santos, no Maracanã, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro Fabio, o lateral Samuel Xavier e o volante André vão jogar, mas Ganso, Marcelo, Lima, Felipe Melo e Keno devem ser preservados para evitar o desgaste.

SÉTIMO COM 25 PONTOS, o Fluminense não fez gol nos dois últimos jogos – 0 x 0 no Fla-Flu e 0 x 2 com o Coritiba -, e se voltar a vencer, poderá subir até quatro posições. Será o nono jogo como mandante, ainda invicto, com três empates e cinco vitórias, saldo de oito gols (12 a 4). O Santos, 14º com 17 pontos, fará o oitavo jogo como visitante, com cinco derrotas, 1 empates e a única vitória, 1 x 0 no Vasco. Fora de casa, o Santos só marcou três gols e sofreu doze.

HÁ EQUILÍBRIO no confronto dos times no Campeonato Brasileiro, com 28 vitórias do Fluminense, 25 do Santos e 15 empates, mas apesar da vantagem de três vitórias, o Fluminense marcou menos um gol que o Santos (94 a 95). O Fluminense tem sete com dois cartões amarelos: Fabio, Nino (c), Felipe Melo, André, Lima, Ganso e Jhon Arias. O Santos vem de derrota (4 x 1) para o São Paulo, e 2 x 2 com o Botafogo, depois de abrir vantagem por 2 x 0.

O FLUMINENSE deve iniciar com Fabio, já acertando a renovação do contrato para 2024, Samuel Xavier, Nino, Marlon e Diogo Barbosa; André, Martinelli e Leo Fernandez; Jhon Arias, Cano e Yony Gonzalez. No próximo sábado (5), o Fluminense recebe o Palmeiras, e no domingo, 13, visitará o Grêmio, no último jogo do turno. Durante a semana, André e Arias serão julgados no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por expulsões de campo.

O SANTOS não sabe se terá o goleiro João Paulo, substituído no jogo com o Botafogo, com dores no quadril, que ficou inflamado, e anuncia a estreia do atacante argentino Julio Furch, que completa 34 anos hoje (29). Ele estava no Atlas, de Guadalajara, e em 2021 fez o gol do título de Apertura do Campeonato Mexicano, que o clube não ganhava há 70 anos. Antes, Furch já havia se destacado no Vera Cruz e no Santos Laguna.

O TIME DO SANTOS, com a única dúvida, será o que iniciou o jogo com o Botafogo: João Paulo ou Vladimir, João Lucas, Messias, Joaquim e Dodô; Rodrigo Fernandez, Jean Lucas, Dodi e Lucas Lima; Stiven Mendoza e Marcos Leonardo, que marcou os dois gols nos 2 x 2 do último domingo (23) com o Botafogo, na Vila Belmiro. O pernambucano Rodrigo Lima, de 36 anos, guarda municipal no Recife, apitará Fluminense x Santos.