Com o apoio de 35 mil torcedores na Arena Castelão, o Fortaleza deu um salto de qualidade ao vencer (2 x 1) o Santos, na noite de ontem (28), e terminou a rodada em décimo, com 46 pontos, com vaga na Sul-Americana 2020, ultrapassando o Vasco (44) e o Bahia (45). É mais um grande feito do Fortaleza, após voltar e se manter na Série A e ser campeão cearense e da Copa do Nordeste em 2019.

BOA SUBIDA – Campeão cearense e da Copa do Nordeste, o Fortaleza chegou à décima terceira vitória, sexta no returno, em dez como mandante, e reduziu o saldo negativo para um gol, com 46 marcados e 47 sofridos, além de ter Wellington Paulista, com 11 gols, entre os principais artilheiros do Brasileirão 2019. Belo trabalho do técnico Rogerio Ceni.

SEGUNDO TEMPO – Depois de muito tentar no primeiro tempo, os times só fizeram os gols na volta do intervalo. Logo aos cinco minutos, em bela cobrança de falta no ângulo, Edinho fez 1 x 0. O segundo foi de outro meia, Osvaldo, aos 20, após cruzamento de Romarinho. O meia uruguaio Carlos Sanchez fez o do Santos aos 42, convertendo pênalti de Juninho em Evandro.

DOIS EXPULSOS – Em jogo de 11 cartões amarelos, dois do Santos foram expulsos: Soteldo, aos 53 minutos, por ofender adversários, e Pará, ex-Flamengo, por reclamação depois que o jogo terminou. O árbitro Diego Pombo Lopez, da Federação Baiana, advertiu com amarelo os santistas Lucas Veríssimo, Luan Peres, Evandro, Jean Mota, Sasha, Soteldo e Pará, e Felipe e Juninho.

FORTALEZA – Felipe Alves, Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Felipe (Araruna, 42 do segundo tempo), Juninho, Edinho (Tinga, 25 do segundo tempo) e Osvaldo (Kieza, 33 do segundo tempo); Romarinho e Wellington Paulista. O técnico Rogerio Ceni foi advertido com cartão amarelo, por reclamação, aos 41 do segundo tempo.

SANTOS – Everson, Pará, Lucas Veríssimo, Luis Felipe (Jean Mota, 33 do segundo tempo) e Luan Peres (Evandro, 10 do segundo tempo); Alison, Diego Pituca (Felipe Jonatan, 25 do segundo tempo) e Carlos Sanchez; Derlis Gonzalez, Sasha e Soteldo. O técnico argentino Jorge Sampaoli foi advertido com cartão amarelo, por reclamação, aos 7 do segundo tempo, e não estará na beira do campo, domingo (1), na Vila, no jogo com a Chapecoense.

VICE-LÍDER – O Santos manteve a vice-liderança com 68 pontos, menos 16 que o Flamengo, mesmo com a sétima derrota, sexta em 17 jogos como visitante. O Palmeiras, também com 68 pontos, após perder (1 x 0) do Fluminense, tem menos uma vitória (19 a 20) que o Santos, e ambos também já garantiram vaga na Libertadores 2020.

Foto: O Povo Online