O ATHLETICO PARANAENSE tinha tudo para ser primeiro na classificação geral, mas decepcionou os quase trinta mil torcedores, ao perder para o Sportivo Ameliano, do Paraguai, por 1 x 0, na noite desta 5ª feira (30), na Arena da Baixada, em Curitiba, e com o 2º lugar no Grupo E, vai disputar os playoffs da Sul-Americana.

APÓS DUAS SEMANAS sem jogar, devido ao adiamento das rodadas do Brasileiro e do jogo adiado da Copa do Brasil com o gaúcho Ypiranga, de Erechim, o Athletico se ressentiu da falta de ritmo e teve atuação apática. O ataque mais positivo da fase de grupos (17) não funcionou e a defesa falhou no gol de Torales, aos 16 do 2º tempo.

LÍDER DO BRASILEIRO pelo saldo de gols (6 a 3), empatado em pontos (13) com o Bahia, o Athletico será visitante na 7ª rodada com o Fortaleza, 11º com 7 pontos, domingo (2), na Arena Castelão, enquanto aguarda o sorteio de 2ª feira (3) para conhecer o adversário nos playoffs.

DOS SETE BRASILEIROS, só o Fortaleza, 1º do Grupo D, com 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, saldo de 7 gols (15 a 8), e o Corinthians, 1º do Grupo F, com 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, saldo de 12 gols (14 a 2), conseguiram a vaga direta nas oitavas de final da Sul-Americana.

ALÉM DO ATHLETICO Paranaense, o Cuiabá, 2º do Grupo G, também vai disputar os playoffs com um dos terceiros da Libertadores. Bom dizer: junto com o Cruzeiro, o Cuiabá foi um dos três invictos da fase de grupos da Sul-Americana, com 3 vitórias, 3 empates, saldo de 6 gols (9 a 3). O outro invicto foi o Belgrano, da Argentina.

CRUZEIRO CONSEGUE ÚLTIMA VAGA

DIANTE DE QUASE 60 mil torcedores no Mineirão, o Cruzeiro conseguiu a última vaga direta nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, ao vencer a Universidade Católica, do Equador, por 1 x 0, gol do atacante paulistano Rafael Silva, aos 35 minutos do 2º tempo, aproveitando rebote do goleiro venezuelano Rafa Romo.

CRUZEIRO – Anderson, William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Ramiro), Lucas Silva, Gabriel Veron (Vitinho) e Alvaro Barreal (Robert); Mateus Pereira e Rafael Silva. Técnico – Fernando Seabra. O Cruzeiro reviveu as noites de esplendor e festa no Mineirão com a maior torcida de Minas: R$2.770.277,50. 55.224 pagantes, quase 60 mil presentes.

ÚNICO BRASILEIRO a se classificar invicto na fase de grupos – 3 vitórias, 3 empates -, o Cruzeiro teve saldo de 5 gols (8 a 3). Também com vaga direta nas oitavas de final da Sul-Americana, Fortaleza, 1º do Grupo D, 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, saldo de 7 gols (15 a 8), e o Corinthians, 1º do Grupo F, 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, saldo de 12 gols (14 a 2).

Fotos: Gazeta Esportiva e Itatiaia Esportes