Escolha uma Página

Foto: msn.com / EPA

A Inter de Milão, três vezes campeã europeia, ficaria com a segunda vaga do Grupo B nas oitavas de final sem houvesse ganho, em casa, do holandês PSV, mas só empatou (1 x 1) e foi eliminada pelo Tottenham de Londres, que garantiu o segundo lugar no fim do jogo (1 x 1) com o Barcelona, com o gol do meia brasileiro Lucas Moura, ex-São Paulo, a cinco minutos do fim, no Camp Nou. Messi só entrou aos 17 do segundo tempo, no lugar de Munir. Arthur e Philippe Coutinho jogaram o tempo todo.

ENTROU BEM – Lucas Moura estava na reserva e só entrou aos 25 do segundo tempo, quando o técnico argentino Maurício Pochettino tirou o sul-coreano Heung-Min Son. Lucas deu mais dinâmica ao time, que passou a criar boas jogadas e foi premiado com o gol de empate, aos 40 do segundo tempo, ao concluir a jogada bem trabalhada pelo argentino Erik Lamela e o inglês Harry Kane – artilheiro da Copa do Mundo 2018 -, que lhe deu o passe.

GOL FRANCÊS – Mesmo com o primeiro lugar do Grupo B já assegurado, o Barcelona tomou a iniciativa do jogo e fez 1 x 0 logo aos sete minutos. Depois de um drible desconcertante no lateral inglês Peters, que ficou caído, o atacante Dembélé ficou frente a frente com outro campeão do mundo, o goleiro Hugo Lloris, seu companheiro na seleção francesa, e o fuzilou com chute muito forte. A impressão é que o Barcelona poderia ganhar fácil, mas o Tottenham soube controlar o jogo em que o árbitro sérvio Milorad Mazic não mostrou sequer um cartão amarelo.

INVICTO – O Barcelona confirmou com o empate o primeiro lugar e a invencibilidade, após quatro vitórias e dois empates na fase de grupos, sem precisar se empenhar tanto para a classificação às oitavas de final. O campeão espanhol e líder do atual campeonato, somou 14 pontos em seis jogos e marcou 14 gols, sofrendo 5.

NO SALDO – O segundo lugar do grupo foi decidido no saldo de gols. Tottenham e Inter de Milão fizeram 8 pontos – 2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas – e terminaram com saldo devedor. Mas o Tottenham ganhou a vaga por ter marcado mais gols (9 a 10), enquanto a Inter de Milão marcou 6 e sofreu 7.  O Tottenham, só duas vezes campeão inglês – 50-51 e 60-61 -, ganhou também duas vezes a Liga dos Campeões, quando ainda era Copa da Uefa, em 71-72 e 83-84. Já a Inter de Milão, com 18 títulos de campeã italiana, ganhou três vezes a Liga dos Campeões, em 63-64 (invicta), 64-65 e 2009-2010.

DECEPÇÃO EM MILÃO – Precisando vencer para se classificar, a Inter causou muita decepção aos 80 mil torcedores que lotaram o estádio Giuseppe Meazza, na noite desta terça (11), na cidade industrial de Milão, cenário também dos grandes desfiles de moda. O time saiu perdendo no intervalo com o gol do PSV, já eliminado, marcado de cabeça pelo mexicano Hirving Lozano aos 12 minutos. O artilheiro argentino Mauro Icardi empatou, também de cabeça, aos 28 do segundo tempo.

PRESSÃO FORTE – A Inter pressionou muito no segundo tempo, mas não passou do empate, que a eliminou. Nos acréscimos, aos 48 minutos, o atacante argentino Lautaro Martinez, livre na pequena área, só ele e o goleiro, cabeceou por cima do travessão, completando o desespero e a tristeza dos torcedores.