Josep Lago/AFP

Com a participação de seis jogadores brasileiros, um deles autor do gol de empate, Barcelona e Real Madrid terminou 1 x 1, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Rei da Espanha, diante de 93 mil torcedores, lotação completa do Camp Nou, na noite desta quarta (6), com temperatura de 13 graus, em Barcelona. O jogo de volta será dia 27, no estádio do Real Madrid, também já com a lotação de 95 mil lugares esgotada, e se houver outro empate a decisão da vaga será nos pênaltis.

Malcom / Emilio Morenatti/AP

O GOL DO REAL MADRID foi do meia espanhol Lucas Vazquez, de 27 anos, logo aos seis minutos, com toque de canhota na pequena área, em bola atrasada da linha de fundo pelo francês Benzema, que recebeu lançamento longo de Vinícius Júnior. O Barcelona empatou aos 12 do segundo tempo com o gol do atacante paulista Malcom, de 21 anos, comprado do Corinthians, também de canhota, depois de chute do uruguaio Luis Suarez na trave. O empate foi justo no maior clássico do mundo.

FOTO: HELIOS DE LA RUBIA

TRÊS EM CADA TIME – Dos seis brasileiros em campo, três iniciaram o jogo pelo Barcelona – Malcom, Philippe Coutinho e Arthur, único que não foi substituído – e dos três do Real Madrid, só o lateral Marcelo também participou do jogo inteiro. Coutinho saiu aos 18 do segundo tempo para a entrada de Messi, e Malcom, aos 30, entrando o espanhol Aleñá, também de 21 anos. O apoiador Casemiro substituiu o espanhol Llorente aos 18, quando também Vinícius Júnior foi substituído pelo galês Gareth Bale.

Malcom, depois de apagado no primeiro tempo, sem acertar passe nem finalização, melhorou na volta do intervalo. Arthur teve atuação aplicada, marcando e apoiando bem, e Philippe Coutinho foi o menos brilhante. No Real Madrid, Marcelo e Casemiro foram melhores na marcação. Vinícius Júnior começou muito acionado e se saiu bem, mas depois caiu de rendimento.

MESSI É O SEGUNDO – O destaque absoluto do time passou a ser, com 39 jogos, o segundo da história do Barcelona com mais jogos contra o Real Madrid, superando o apoiador Andrés Iniesta, que havia enfrentado o arquirrival em 38 jogos, entre 2002 e 2018, quando se transferiu para o Japão, depois de 674 jogos e 57 gols pelo Barcelona. Messi agora só precisa de quatro jogos para ser o primeiro, ultrapassando o meia Xavi Hernandez, que fez 42 jogos contra o Real Madrid, depois de 769 jogos e 92 gols pelo Barcelona, entre 1998 e 2015, quando foi para o Al Sadd, do Qatar.

OITAVO EMPATE – Desde 1902, quando disputaram o primeiro jogo pela Copa do Rei da Espanha, Barcelona e Real Madrid empataram pela oitava vez. Em 33 jogos, além dos oito empates, o Barcelona ganhou 14 e o Real Madrid venceu 12. O Barcelona vai para o segundo jogo, dia 24, no estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid, disposto a conseguir a vaga para a decisão da Copa do Rei pela sexta vez consecutiva.

BARCELONA – Ter Stegen, Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Busquets(cap), Rakitic (Arturo Vidal, 17 do segundo tempo) , Arthur e Philippe Coutinho (Messi, 18 do segundo tempo); Malcom (Aleñá, 30 do segundo tempo) e Luis Suarez. Técnico – Ernesto Valverde.

REAL MADRID – Keylor Navas, Carvajal, Varane, Sergio Ramos (cap) e Marcelo; Modric, Kroos, Llorente (Casemiro, 18 do segundo tempo) e Lucas Vazquez (Marco Asensio, 38 do segundo tempo); Benzema e Vinícius Júnior (Gareth Bale, 38 do segundo tempo). Técnico – Santiago Solari.

OBSERVADOR – Assistente do técnico Tite, o ex-lateral-esquerdo Silvinho observou e anotou muita coisa sobre os seis jogadores brasileiros, alguns a serem convocados para os dois próximos amistosos da seleção, antes da estreia na Copa América, em junho.
Silvio Mendes Jr., o Silvinho, tem 44 anos, é paulista e jogou de 94 a 99 no Corinthians, de onde saiu para onze temporadas na Europa, defendendo Arsenal, Celta de Vigo, Barcelona e Manchester City, entre 1999 e 2010.

SEIS AMARELOS – No total, dois cartões amarelos para o Real Madrid e quatro para o Barcelona. No primeiro tempo, o zagueiro Sergio Ramos, capitão do Real Madrid, aos 9, por falta no lateral Semedo, que levou cartão aos 43 por falta em Vinícius Júnior. No segundo tempo, Luis Suarez, aos 10, por falta em Sergio Ramos; Marcelo, aos 11, por falta em Piqué; Jordi Alba, aos 13, também por falta em Piqué, e Arturo Vidal, aos 43, por falta em Casemiro.

Barcelona 1 x 1 Real Madrid registrou 33 faltas (17 do Real Madrid). O Barcelona acertou mais 154 passes que o Real Madrid: 536 x 382. No final do jogo, um espetáculo de confraternização no gramado do Camp Nou: todos os jogadores se abraçaram sorrindo. O técnico argentino Santiago Solari, do Real Madrid, destoou: saiu para o vestiário sem falar com o espanhol Ernesto Valverde, técnico do Barcelona.

O ÁRBITRO Mateu Lahoz, de 41 anos, da Liga de Valencia, aplicou corretamente os seis cartões e também a lei da vantagem. Ele apitou nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e na Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

BETIS x VALENCIA – O jogo de ida da outra semifinal da Copa do Rei entre o Betis e o Valencia será nesta quinta (7), no estádio Benito Villamarin, em Sevilha, no sul da Espanha. O Betis tem como honra ser finalista por um motivo muito especial: pela primeira vez na história do futebol espanhol, a final em jogo único da Copa do Rei será em seu estádio, Benito Villamarin, com 52.500 lugares. Nesse estádio, na primeira fase da Copa do Mundo de 1982, sob o comando de Telê Santana, a seleção brasileira aplicou duas goleadas: 4 x 1 na Escócia e 4 x 0 na Nova Zelândia.