Com time de reservas, em que só o capitão Felipe Melo jogou, o Palmeiras estreou nas oitavas de final da Copa do Brasil na noite desta quarta (22) vencendo (1 x 0) o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão, em São Luis, onde o goleiro carioca Andrey Silva, de 25 anos, 1,90m, falhou feio no gol de falta do meia Moisés, em cobrança de longa distância, aos 47 do segundo tempo. Andrey começou na base do Botafogo, jogou na Cabofriense e foi titular nos cinco jogos da seleção brasileira sub-23, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2015 no Canadá.

IMPRUDÊNCIA – O goleiro Andrey chocou-se em lance casual, de cabeça, com o atacante Carlos Eduardo, aos 12 do segundo tempo, obrigando o árbitro catarinense Rodrigo Ferreira a esperar alguns minutos para que se recuperasse e voltasse a jogar usando uma touca verde, após curativo para evitar o sangramento. Treze minutos, sentindo-se mal, ele caiu sozinho na área e o jogo voltou a ser interrompido. Na cobrança da falta, tentou segurar a bola e não conseguiu, falhando feio. Após o jogo, Andrey reconheceu ter sido imprudente ao continuar e lamentou a derrota ao falhar por ainda sentir muita dor na cabeça.

18 ANOS DEPOIS – O jogo marcou a volta do técnico Luis Felipe Scolari ao Castelão, onde foi saudado pelos torcedores, 18 anos depois de comandar a seleção no último jogos das eliminatórias, em 14 de novembro de 2001, com 3 x 0 sobre a Venezuela, com dois gols de Luisão e um gol de Rivaldo. “Uma lembrança que o tempo não apaga, principalmente pelo carinho dos torcedores com a seleção” – recordou o técnico, que em 2002 ganhou a quinta Copa do Mundo para o Brasil.

89 JOGOS, 52 VITÓRIAS – Luiz Felipe Scolari é o técnico que mais ganhou a Copa do Brasil e está tentando em 2019 o quinto título, depois de ter sido campeão em 91 com o Criciúma94 com o Grêmio (vice em 95) e 98 e 2012 com o Palmeiras, em que completou 48 jogos, com 28 vitórias (recorde do clube), 13 empates, 7 derrotas. Seu total de jogos na Copa do Brasil é de 89, com 52 vitórias, 25 empates, 12 derrotas, em 13 participações: Palmeiras, pela sétima vez, Grêmio (5) e Criciúma (uma vez).

PALMEIRAS – O time que venceu (1 x 0) o Sampaio Corrêa foi Fernando Prass, Mayke, Antonio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Felipe Melo (cap), Moisés e Lucas Lima (Felipe Pires); Hyoran (Dudu), Carlos Eduardo e Arthur Cabral (Deyverson).

Sampaio Corrêa – Andrey Silva, Everton, Douglas Assis (único do jogo advertido com cartão amarelo), Moisés Lucas e Felipe Dias; Eloir, Diones e Dedé; Cleitinho (Esquerdinha), João Paulo (Gustavo) e Salatiel. Técnico – Julinho Camargo.

BOM DIZER – O árbitro de video do jogo teve que ser bem testado, depois de ficar retido no veículo que o levava ao estádio, em virtude do grande congestionamento no bairro do Anil, em São Luis. Não houve necessidade de o VAR ser acionado em Sampaio Corrêa 0 x 1 Palmeiras. A arbitragem de Rodrigo Ferreira foi tranquila pelo bom nível disciplinar do jogo.

LÍDER INVICTO do Brasileirão 2019, com 13 pontos, o Palmeiras jogará com o time completo no próximo sábado (25) com o Botafogo, sétimo com 9 pontos. Será o jogo isolado das 16 horas, abrindo a sexta rodada.