Três vezes campeão – 83, 95 e 2017 -, o Grêmio vai decidir a vaga para a final da Libertadores 2018 com o River Plate, também três vezes campeão – 85, 96 e 2015 -, na Arena Grêmio e no Monumental de Nuñez, onde na noite de ontem (2), o Grêmio eliminou (4 x 0) o argentino Tucuman, e o River Plate, em confronto de argentinos, eliminou (3 x 1) o Independiente, clube mais vezes (7) campeão do maior torneio da América do Sul.

DECIDE EM CASA  O Grêmio fará o primeiro jogo da semifinal com o River Plate, em Buenos Aires, e o jogo de volta em Porto Alegre. A Confederação Sul-Americana ainda não anunciou, mas é possível que o primeiro jogo seja em 24 ou 25 deste mês de outubro.

A GOLEADA – O Grêmio fez 2 x 0 no jogo de ida e na volta, na noite de ontem (2), diante de 44.573 pagantes na Arena Grêmio, dominou de novo o Tucuman e goleou (4 x 0), com dois gols em cada tempo. Luan, aos 36, após cruzamento de Léo Moura, e Cícero, aos 44, convertendo pênalti do goleiro Cristian Luchetti em Alisson. Depois de consultar o árbitro de video, o chileno Roberto Tobar, com boa atuação, expulsou o goleiro argentino.

GOL CONTRA – Na volta do intervalo, aos sete minutos, após chute de Alisson desviado pelo zagueiro Lamas,  o goleiro Alejandro Sanchez, que havia entrado antes do pênalti no lugar do meia Barbona, acabou fazendo gol contra. A goleada do atual campeão da Libertadores terminou aos 44 minutos. Jael, que substituiu Everton aos 15, cobrou com categoria o pênalti que sofreu do zagueiro Cabral: Grêmio 4 x 0 Tucuman. R$2.534.629,50.

NONA VEZ – Em sua décima oitava participação na Copa Libertadores, esta é a nona vez que o Grêmio chega à semifinal. Na atual campanha, os 4 x 0 desta noite sobre o Tucuman valeram como a sétima vitória, a quinta sob delírio dos torcedores na monumental Arena Grêmio. Um exemplo de administração, que deveria servir para os quatro grandes do Rio, todos sem estádio e sempre dependentes do Maracanã.

Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA