Foi de virada e em quatro minutos que o Grêmio eliminou o Palmeiras com os 2 x 1 da noite de ontem (27), no estádio do Pacaembu, em São Paulo, depois de perder (1 x 0) o jogo de ida na Arena Grêmio, em Porto Alegre. O Grêmio sofreu o gol de Luis Adriano aos 15 e fez a virada em quatro minutos, com os gols de Everton aos 18 e Alison aos 22.
QUARTA VEZ – O Grêmio se classificou pela quarta vez para as semifinais da Libertadores que o técnico Renato Portaluppi disputará pela quinta vez (a outra foi dirigindo o Fluminense). Prevaleceu a frase gaúcha “Não tá morto quem peleia”, que o Grêmio usou depois de perder o primeiro jogo em casa.
DESTAQUES – O zagueiro paulista Geromel e o atacante cearense Everton, que fez o gol de empate e deu assistência para Alison marcar o da vitória, comentaram durante a comemoração da classificação, ainda no gramado do Pacaembu, que “o Grêmio manteria o foco e a disposição que tem quando joga em Porto Alegre”.
PALMEIRAS – Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomez e Diogo Barbosa; Tiago Santos, Bruno Henrique (Raphael Veiga, 29 do segundo tempo) e Gustavo Scarpa (Zé Rafael, 21 do segundo tempo); Luis Adriano, Willian (Deyverson, intervalo) e Dudu. Técnico – Luiz Felipe Scolari, expulso por reclamação, aos 49 do segundo tempo.Campeão pela única vez em 1999, o Palmeiras completou 20 anos sem Libertadores, apesar de todo o investimento em contratações.
GRÊMIO – Paulo Victor, Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Romulo, 30 do primeiro tempo), Mateus Henrique, Jean Pyerre e Alison (Diego Tardelli, 37 do segundo tempo); André (Pepê, 18 do segundo tempo) e Everton, que fez seu melhor jogo após ser o artilheiro da Copa América que a seleção brasileira ganhou invicta.
Renato Gaúcho
RENATO GAÚCHO empatou com Muricy Ramalho em vitórias (37) como técnico na Libertadores, ao completar 58 jogos no Grêmio. Renato é o quinto treinador com mais jogos no maior torneio de clubes da América do Sul, com 58. Muricy lidera a estatística com 79 e Scolari fez seu jogo 74.
ANOS ÍMPARES – Os três títulos de campeão da Libertadores que o Grêmio ganhou foram em anos ímpares – 1983, 1995 e 2017 -, o que aumenta a confiança pelo quarto título em 2019. Renato era jogador em 83 e técnico em 2017. Scolari foi o técnico do título de 95. O Grêmio espera Internacional ou Flamengo para decidir a vaga na final.
MUITA PRESSÃO – A eliminação do Palmeiras vai criar nova pressão, principalmente sobre o técnico. O clube investiu muito para voltar a ganhar a Libertadores após 20 anos e sequer conseguiu chegar às semifinais. Além disso, perdeu a liderança do Brasileirão e caiu para o terceiro lugar, com atuações decepcionantes depois da pausa para a Copa América.
SEIS CARTÕES – O árbitro argentino Nestor Fabian Pitana teve outra atuação digna de quem apitou a final da Copa do Mundo de 2018. Advertiu com cartão amarelo cinco do Grêmio – Maicon, Mateus Henrique, Jean Pyerre, Alison e Geromel – e Marcos Rocha. Ouviu a reclamação do técnico Luiz Felipe Scolari e o expulsou com o cartão vermelho. R$1.847.047,50. 34.541 pagantes, em noite de tempo bom no estádio do Pacaembu.