Escolha uma Página

O empate da noite deste último domingo (25) de outubro foi de emoção pura, do início ao fim, na Arena Beira Rio, mas não foi bom para o Internacional nem para o Flamengo, que podem perder a liderança para o Atlético por uma vitória, de vez que o campeão mineiro ficou a três pontos, com menos um jogo, que disputará como mandante com o Athletico Paranaense. O São Paulo, com 27 pontos, pode ultrapassar os três, por ter menos três jogos, com Botafogo, em casa, Goiás e Ceará como visitante.

SEM SURPRESA – Em jogo de times com predominância ofensiva, não houve surpresa na intensidade com que Internacional e Flamengo se enfrentaram, menos ainda na postura do Inter, que tomou a iniciativa de pressionar desde o início, o que expôs a fragilidade da defesa do Flamengo. O erro grosseiro do lateral Isla, permitiu a Patric o passe para o uruguaio Abel Hernandez fazer 1 x 0 aos 7 minutos, mas a reação do Flamengo foi rápida, e Pedro empatou aos 11, com bela finalização da entrada da área.

O ARTILHEIRO – Não houve como Tiago Galhardo deixar de aproveitar a jogada confusa e o erro do zagueiro Gustavo Henrique para recolocar o Internacional em vantagem e ampliar sua liderança na artilharia do campeonato, com o décimo quinto gol aos 25 minutos. Quase no fim do primeiro tempo, ele fez outro gol, mas bem anulado por estar impedido. Os times saíram para o intervalo com o Internacional merecendo os 2 x 1, em parte considerável pelas falhas individuais do Flamengo.

UMA TROCA – O Flamengo voltou melhor do intervalo, com a troca de posição do meia Gerson, que passou a ocupar mais a faixa do campo, depois da pouca eficiência enquanto mais centralizado. Foi dele a jogada, já nos acréscimos, aos 49, quando a derrota parecia inevitável, para Everton Ribeiro, sempre o mais lúcido do time, que soube se posicionar para a cabeçada, em que o goleiro não teve como evitar. A meu juízo, ainda que com o Internacional um pouco melhor, o resultado se ajustou bem ao jogo.

TRÊS EMPATES – O Internacional empatou pela terceira vez em casa, depois de 2 x 2 com o São Paulo e 1 x 1 com o Bahia, e terminou o turno sem derrota como mandante, com seis vitórias – 2 x 0 no Santos, Ceará e Vasco, 3 x 0 no Atlético Goianiense, 1 x 0 no Atlético Mineiro – e 2 x 1 no Athletico Paranaense, na única em que sofreu gol. A segurança da defesa menos vazada (15) se reflete no saldo de 15 gols, superior ao dos outros do G4: Flamengo e Atlético Mineiro (11), e Fluminense (7).

11 SEM PERDER – Depois do início ruim, em que perdeu no Maracanã para o Atlético Mineiro (1 x 0) e para o Atlético Goianiense (3 x 0), em Goiânia, o Flamengo melhorou o desempenho como visitante, acumulando cinco vitórias – 1 x 0 no Coritiba e no Santos, 5 x 3 no Bahia, a virada (2 x 1) no Vasco e a goleada (5 x 1) no Corinthians -, só com dois empates: 1 x 1 com o Palmeiras e 2 x 2 com o Internacional. Na soma das competições, o Flamengo completou 11 jogos sem perder.

INTERNACIONAL – Marcelo Lomba, Heitor, Moledo, Zé Gabriel e Uendel (Moisés); Lindoso (Musto), Edenilson, Patrick e Marcos Guilherme (Rodrigo Dourado); Tiago Galhardo (Pottker) e Abel Hernandez (D’Alessandro). Técnico – Eduardo Coudet. O Inter lidera com 35 pontos em 18 jogos – 10 vitórias, 5 empates, 3 derrotas, saldo de 15 gols (30 a 15) – e terminará o turno no próximo sábado (31), com o Corinthians, décimo terceiro com 21 pontos e saldo negativo de cinco gols (21 a 26), na Arena Corinthians.

FLAMENGO – Hugo, Isla, Gustavo Henrique, Nathan e Filipe Luis; Arão (Lincoln), Tiago Maia, Everton Ribeiro e Gerson; Vitinho (Michael) e Pedro. Técnico – Domènec Torrent. O vice-líder Flamengo tem 35 pontos  10 vitórias, 5 empates, 3 derrotas, saldo de 11 gols – e seu último jogo do turno será com o São Paulo, quinto com 27 pontos e menos três jogos.

10 CARTÕES – O árbitro Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, da Federação Goiana e da FIFA – muito cotado para a Copa do Mundo de 2022 -, teve outra atuação correta, sabendo se posicionar, acompanhar os lances sempre de perto e manter a tranquilidade. Com acerto, aplicação 10 cartões amarelos: Lindoso, Moledo, Tiago Galhardo e nos goleiros Marcelo Lomba e o reserva Danilo (reclamação), e Gustavo Henrique, Vitinho, Nathan, e, nos suspensos do próximo jogo, Arão e Tiago Maia.

Fotos: Marcelo Cortes / CRF, Facebook Oficial do Internacional