O Internacional venceu o Grêmio (1 x 0) no maior clássico do futebol gaúcho e lidera o Brasileirão 2018 por ter só um gol a mais que o São Paulo. A campanha de ambos, após 24 rodadas, é igual: 49 pontos, 14 vitórias, 7 empates, 3 derrotas, mas o Inter tem saldo de 18, com 31 marcados e 13 sofridos, e o São Paulo, de 17, com 36 gols a favor e 19 contra. Os dois se enfrentarão na rodada 29, dia 14 de outubro, em Porto Alegre. O jogo do turno, no Morumbi, foi 0 x 0.
TENSÃO – Disputado sob muita tensão, o Grenal foi definido aos 13 do segundo tempo com o gol do volante Edenilson, de cabeça, após cruzamento da esquerda do lateral Uendel, que reapareceu após 102 dias recuperando-se de contusão. No intervalo, os jogadores discutiram, com troca de xingamentos e empurrões, ao se aproximarem da entrada do vestiário.
CARTÕES – O árbitro Péricles Bassols, cirurgião-dentista, carioca de 43 anos, mas vinculado à Federação Pernambucana, não contemporizou e aplicou sete cartões amarelos: William Pottker e Victor Cuesta (Internacional) e Luan, Marcelo Grohe, Ramiro, Thaciano e André.
GOLEADOR – O Grenal 417 foi decidido pelo gaúcho Edenilson, de 28 anos, 1,77m, natural de Porto Alegre, mas que se destacou no Corinthians, campeão paulista, brasileiro, sul-americano e mundial de clubes, e foi para a Itália. Comprado pelo Genoa, foi emprestado ao Inter em 2017 e adquirido de vez em junho de 2018, assinando contrato até 2021.
NOVE EM CASA – Das 14 vitórias do Inter, foi a nona na Arena Beira Rio, onde se mantém invicto com três 0 x 0, com Cruzeiro, Sport e Palmeiras. Os jogos restantes em casa serão com Vitória, São Paulo, Santos, Atlético Paranaense, América Mineiro, Fluminense e Atlético Mineiro. O último jogo será fora com o Paraná, dia 2 de dezembro, em Curitiba.
QUATRO FORA – Das cinco derrotas do Grêmio, foi a quarta como visitante, depois de perder (2 x 1) para o Botafogo e o Atlético Paranaense e de 1 x 0 para o Vasco. O técnico Renato Gaúcho, que completou 56 anos neste domingo (9), ganhou o chamado presente de grego.
NOVOS LÍDERES – Marcelo Grohe, Zeca, Moledo, Victor Cuesta e Uendel; Edenilson, Rodrigo Dourado, Patrick e Nico Lopez (D’Alessandro); William Pottker e Jonathan Alvez (Leandro Damião), são os novos líderes do Brasileirão 2018, sob o comando do técnico Odair Helmann, catarinense de 41, ex-meia, campeão gaúcho de 97 no Internacional e brasileiro da Série C, em 1999, pelo Fluminense.
ATLÉTICO MINEIRO pode se igualar ao Grêmio, quinto colocado, e ao Flamengo, em quarto lugar, ambos com 41 pontos, se vencer o Atlético Paranaense, na noite desta segunda (10), no estádio Independência, em Belo Horizonte. O jogo completa a vigésima quarta rodada. O Atlético Paranaense, com 27, pode subir uma posição e terminar a rodada em décimo segundo.
Foto: site do Sport Club Internacional