Em entrevista na noite de ontem (29) à RTP – Rádio e Televisão de Portugal -, primeiro canal temático de Lisboa desde 2004, o técnico Jorge Jesus – campeão da Libertadores e do Brasileirão 2019 – foi apresentado como na crista da onda e revelou que ainda não tomou uma decisão sobre o futuro da sua carreira.

“O QUE EU QUERO NESTE MOMENTO NEM EU MESMO SEI. VOU DAR TEMPO AO TEMPO E DEIXAR QUE ELE PENSE POR MIM” – resumiu o treinador na primeira resposta, quando solicitado a dizer se pretende continuar no Brasil ou voltar à Europa. 

Na segunda pergunta, o entrevistador usou a palavra reforma mais usada em Portugal do que renovação no Brasil, quando se trata de um contrato profissional. Foi então que o técnico respondeu começando com uma pergunta:

“REFORMA? NÃO… SINTO-ME UM PUTO! SINTO QUE TENHO 40 ANOS! ESTE É O MELHOR MOMENTO DA MINHA VIDA COMO TREINADOR, DEPOIS DE 30 ANOS DE CARREIRA”.

GRANDE ELOGIO – Jorge Jesus não esperou a terceira pergunta. E fez questão de emendar outra resposta, sem medir as palavras nem esconder a emoção:

“O GRUPO DE JOGADORES DO FLAMENGO FOI O MELHOR QUE APANHEI E AMOU-ME COMO TREINADOR, ACREDITOU MUITO EM MIM. FOI UMA DAS MAIORES PROVAS DE CONFIANÇA QUE RECEBI NA VIDA COMO PROFISSIONAL” – disse Jorge Jesus.

TREINADOR DE TODOS – O técnico também fez questão de ressaltar na entrevista à RTP: “DEIXEI DE SER O TREINADOR DO BENFICA OU DO SPORTING, E EM CINCO MESES NO FLAMENGO, PASSEI A SER O TREINADOR PORTUGUÊS, DE TODOS OS PORTUGUESES, QUE VIBRARAM COMIGO. ESSA É A MINHA MAIOR VITÓRIA”.

EXPLICAÇÃO: putu, assim mesmo, putu, vem do latim. No português de Portugal, puto é um adjetivo que significa garoto e tem como sinônimos miúdo e catraio. Já no português do Brasil, puto é masculino de puta, adjetivo chulo, devasso, corrompido. Bom dizer: em Portugal, a mãe usa muito a expressão: “Agora eu vou levar o puto a dormir”.

JORGE JESUS disse que se sente um puto no Flamengo porque aos 65 anos de idade, ele está se considerando um garoto, rejuvenescido, alegre, saltitante, superfeliz.

NO PEDESTAL – Também na noite de ontem (29), a Rádio e Televisão de Portugal exibiu entrevista com Rafinha, que fez 464 jogos em 14 anos na Alemanha – 198 no Schalke-04, de 2005 a 2010, e 266 no Bayern de Munique, de 2011 a 2019 – e o lateral campeão da Libertadores e do Brasileirão fez questão de ressaltar:

“VOU FAZER UM PEDESTAL PARA O MÍSTER PORQUE O CONSIDERO O MELHOR TÉCNICO DA MINHA CARREIRA, ENTRE TANTOS BONS QUE ME DIRIGIRAM NA EUROPA. O MÍSTER É EXIGENTE, TEM TEMPERAMENTO FORTE, ÀS VEZES ELEVA O TOM DE VOZ, MAS TEM UM CORAÇÃO MUITO GRANDE E EMOCIONOU A MIM E A TODOS OS COMPANHEIROS, VÁRIAS VEZES, AO ABRIR O CORAÇÃO”.

Bom dizer: as entrevistas de Jorge Jesus e Rafinha também estão reproduzidas na edição deste último sábado (30) de novembro na edição de A BOLA, o mais tradicional jornal esportivo de Portugal.

Foto: Flamengo Resenha