Em jogo isolado da abertura da sexta rodada, o líder Bayern venceu o lanterna Greuther Furth por 3 x 1, na noite desta sexta (24), sem gol do polonês Robert Lewandowski, de 34 anos, artilheiro da temporada 2020-2021, que havia marcado pelo menos um nos últimos 19 jogos. Os 15 mil torcedores, que lotaram o estádio Playmobil, vibraram com o gol de cabeça do atacante Cedric Itten, aos 43 do segundo tempo, por ter sido o primeiro do time no todo-poderoso Bayern.

118 ANOS – Um dia depois de completar 118 anos, fundado em 23 de setembro de 1903, o Greuther Furth ofereceu de presente aos seus torcedores a entrada livre. Sexta maior cidade do estado da Baviera, famoso no mundo pela festa anual do chope, Furth tem 130 mil habitantes e a distribuição dos 15 mil ingressos foi mediante sorteio feito um mês antes. O 24 de setembro de 2021 tornou-se histórico pelo primeiro jogo do Bayern Munique na cidade.

ESTÁDIO – Não houve um só problema, antes, durante e depois do jogo no antigo Stadion am Laubenweg, que passou a se chamar estádio Playmobil, quando o multimilionário Horst Brandstatter, presidente da empresa de brinquedos, comprou o clube. Como a equipe não conseguia subir à primeira divisão, ele pensou em demolir o estádio e construir apartamentos de alto luxo. Ao desistir da ideia, o estádio ganhou o nome de sua empresa mundialmente famosa.

HOMENAGEM – O Greuth Furth, estreante na primeira divisão alemã, é chamado de Kleeblatter (Trevo-de-quatro-folhas, em alemão), em homenagem ao Celtic FC, maior campeão da Escócia, com 50 títulos, e primeiro britânico campeão da Liga dos Campeões da Europa, em 1967, só com jogadores nascidos em Glasgow, maior cidade da Escócia, embora a capital do país seja Edimburgo. O time é verde e branco, em listras horizontais, com o trevo-de-quatro-folhas no escudo.

PORTUGUÊS – Sem brasileiro, o time do Greuther Furth, do técnico Stefan Leitl, alemão de 44 anos, ex-meia do Bayern, só tem um jogador que fala português, o zagueiro Jota Oliveira, de 21 anos, nascido na cidade costeira de Póvoa de Varzim, e saído há um ano do Berço Sport Club, de Guimarães, da quarta divisão. Ele se diverte com os companheiros de equipe, aprendendo alemão e ensinando, em português, palavras de cunho sexual, que a maioria pede e gosta muito. 

EXPULSÃO – Thomas Muller fez 1 x 0 logo aos 10 minutos e Joshua Kimmich ampliou aos 31. Aos 3 do segundo tempo, o ala francês Benjamin Pavard, campeão do mundo e autor do gol mais bonito da Copa de 2018, foi expulso por falta dura no atacante americano Julian Green. O terceiro gol, aos 23, foi contra do volante alemão Sebastian Griesbeck, desviando chute de Lewandowski, e o atacante suíço Cedric Itten marcou de cabeça aos 44 o gol do Greuther Furth, que sofreu a quarta derrota consecutiva. Foi a quinta vitória do líder Bayern Munique. Mesmo sem gol de Lewandowski.

Foto: Site oficial do Bayern