Vice-campeão e craque da Copa de 2018, o meia Luka Modric, croata de 34 anos, está na lista dos dispensados da temporada 2020-2021 do Real Madrid, que já defendeu em 332 jogos desde 2012. Além de campeão espanhol, ele foi quatro vezes campeão mundial de clubes e da Liga dos Campeões da Europa, com os três últimos títulos consecutivos.

HEGEMONIA – Jogador mais regular da Croácia, Luka Modric mereceu o prêmio de melhor da Copa do Mundo de 2018. Ele interrompeu a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Messi, que se revezaram, 10 anos consecutivos, na subida ao palco para receber a estatueta. Em gesto raro de deselegância, Cristiano Ronaldo não compareceu à festa de seu ex-companheiro no Real Madrid.

BOM LEMBRAR – Cristiano Ronaldo ganhou o prêmio de melhor do mundo pela primeira vez, em 2008, quando ainda era do Manchester United. E voltou a receber, em duas vezes consecutivas, em 2013-14 e em 2016-17, nas cinco vezes, com Messi em segundo lugar. Messi ganhou quatro vezes consecutivas, de 2009 a 12, e em 2015. Só uma vez, Cristiano Ronaldo não foi segundo, em 2010, quando o Barcelona se tornou o primeiro a ganhar todos os prêmios, com Andrés Iniesta em segundo e Xavi Hernandez em terceiro.

BRASILEIRO – Titular desde 2007, quando foi comprado do Fluminense por sete milhões de euros – hoje, menos de R$50 milhões -, o lateral-esquerdo Marcelo,de 32 anos, também está fora dos planos do Real Madrid para a próxima temporada. Até hoje, em 332 jogos, marcou 22 gols e ganhou quatro Mundiais de clubes, quatro Ligas dos Campeões, quatro campeonatos espanhóis, quatro Supercopas da Espanha e três Supercopas da Europa.

OS JORNAIS esportivos editados em Madrid – Mundo Deportivo, As e Marca – especulam que Marcelo poderia se transferir para a Juventus, por ter feito com Cristiano Ronaldo uma de suas melhores amizades durante os anos em que jogaram juntos. Marcelo disse repetidas vezes que não vestiria outra camisa na Espanha porque sente amor pelo Real Madrid.

REINÍCIO – Sob medidas rigorosas, que não permitirão mais de 197 pessoas nos estádios, sem público, La Liga será reiniciada em junho, com Sevilha e Betis fazendo o primeiro jogo, sexta, 12. Faltam 11 rodadas, que serão disputadas nos meios e fins de semana, para que o campeonato termine na última semana de julho, após ser interrompido em 12 de março.

O TÍTULO – Barcelona lidera com 58 pontos, 18 vitórias, saldo de 32 gols; o Real Madrid é vice-líder com 56 pontos – 16 vitórias, saldo de 30 gols -, e o Sevilha, terceiro, com 47 pontos. Abaixo da Real Sociedad e do Getafe, com 46, o Atlético de Madrid, entre os que mais investiram, decepciona em sexto lugar com 45 pontos.

PUNIÇÃO – Mesmo que tenham pedido desculpa, três argentinos do Sevilha devem ser punidos por terem quebrado o isolamento social: os meias Franco Vazquez e Ever Banega, ambos de 31 anos, e o atacante Lucas Ocampos, de 25. O outro a ser punido é o atacante Luuk De Jong, holandês de 29 anos, naturalizado suíço.

Foto: GABRIEL BOUYS AFP