A ORDEM DOS CONFRONTOS da fase de grupo da Liga dos Campeões da Europa, a partir de 14 de setembro, só será conhecida sábado (28), mas o sorteio desta quinta (26), colocando frente a frente PSG e Manchester City, com o alemão Leipzig e o belga Brugges, classifica o Grupo A como o autêntico Grupo da Morte. O motivo é um só: City e PSG representam a guerra dos milhões e milhões dos petrodólares dos Emirados Árabes e do Catar pelo poder do futebol.

OBSESSÃO – Os donos do PSG e do City, sem mãos a medir, vão ao fundo do cofre e gastam o que for preciso pela obsessão de um título da Liga dos Campeões. O Catar comprou o PSG, por inveja dos Emirados Árabes, que fizeram o Etihad Stadium do Manchester City e tornaram o clube uma potência, desde a chegada de Guardiola, tricampeão inglês em quatro temporadas. A reação do PSG veio em 2017, ao pagar a multa de 222 milhões de euros para ter Neymar.

MESSI 350 – Sem nada pagar ao Barcelona por Messi, o PSG aceitou a proposta dos agentes do jogador, que ficará em Paris até 2023, ao custo de 350 milhões de euros por temporada. Em resumo: Messi terá depositados na conta, a cada mês, 29 milhões de euros! Com certeza, nada que tire o sono dos donos do Fundo de Investimento do Catar, que rejeitaram nesta quinta (26) os 170 milhões de euros, última proposta do Real Madrid por Mbappé.

PESOS-PESADOS – No Grupo B do sorteio desta quinta (26), o campeão espanhol Atlético de Madrid, único sem o título da Champions, terá vida complicada nos confrontos com o Liverpool, seis vezes campeão, a última em 2019; com o Milan, segundo maior campeão com sete títulos, o último em 2007, e o Porto, duas vezes campeão, a última em 2004. O grupo é de elevado nível técnico, mas só há duas vagas para quatro potências.

SEGUNDA VAGA – No Grupo C, Borussia Dortmund, oito vezes campeão alemão e só uma vez ganhador da Champions, em 96-97, e Ajax, atual e 35 vezes campeão holandês, foi tri da Champions – 70-71-72-73 -, na época de ouro de Cruyff, nome de seu estádio, em Amsterdam, e ganhou o quarto título em 94-95. O Besiktas, 16 vezes campeão turco, e o Sporting, atual e 19 vezes campeão português, tentarão a segunda vaga, em busca do sonhado título inédito.

MAIOR CAMPEÃO – O recordista Real Madrid, 13 vezes campeão, terá dois adversários da fase de grupos de 2020-2021: a Inter, atual e 19 vezes campeã italiana e três vezes vencedora da Champions, a última em 2010, e o Shakhtar, da Ucrânia, que o venceu fora e dentro de casa. Único estreante, o Sheriff Tiraspol, da Moldávia, não deverá passar de mero estreante. Pela lógica, Real Madrid e Inter de Milão avançarão às oitavas de final e decidirão o primeiro lugar do Grupo D

TRAUMA DE 8 x 2 – No Grupo E, o reencontro Bayern Munique e Barcelona, um ano e duas semanas depois dos 8 x 2 que os alemães impuseram aos catalães, nas quartas de final, em Lisboa. Favoritos às duas vagas, mas não deverão ter vida fácil nos confrontos com Benfica e Dínamo de Kiev. O Barcelona, sem Messi, perdeu muito da credencial, mas o Bayern mantém Lewandowski, certeza de gols em todas as competições. Os nove títulos consecutivos alemães que o digam.

O AZARÃO – No Grupo F, o Manchester United, primeiro inglês vencedor da Champions, em 68, repetiu o feito em 99 e 2008, mas não vive boa fase. Ainda assim, deve decidir com a Atalanta, que jamais venceu a Série A italiana, o primeiro lugar. O Villarreal, sem título espanhol, tem na Liga Europa de 2021 seu único título internacional, pode disputar a segunda vaga, como azarão. O Young Boys, atual bi e 15 vezes campeão suíço, só terá a honra de participar.

EQUILIBRADO – Não há exagero em dizer que o Grupo G é o mais equilibrado e possivelmente o de menos brilho técnico. Só uma vez campeão espanhol, no distante 1945-46, e seis vezes da Liga Europa – a Série B da Champions -, deve decidir  o primeiro lugar com o Lille, atual campeão francês. Daniel Alves poderia estar voltando ao Sevilha, que defendeu de 2002 a 2008. O alemão Wolfsburg e o Salzburg, 15 vezes campeão da Áustria, deverão ser apenas figurantes.

FAVORITO – Atual campeão da Liga dos Campeões, o londrino Chelsea é favorito ao primeiro lugar do Grupo H, e a Juventus, que está ficando sem Cristiano Ronaldo, deve ficar com o segundo lugar. O Zenit, atual tricampeão russo, que récem-contratou o meia Claudinho, do Bragantino, não assusta. O Malmoe, 21 vezes campeão, mero participante, foi o único sueco finalista de um torneio internacional, mas perdeu a Copa da Europa de 78-79 para o inglês Notingham Forest. 

Foto: Lance!